- Cultura, Notícias

Sucesso do passeio de trem mantém expectativa por turismo ferroviário

Compartilhe:

Os participantes do passeio de trem promovido na manhã de domingo (22) pelo seminário Trens Turísticos – Memórias Ferroviárias consideraram a programação um sucesso.
O evento reuniu inicialmente os inscritos no seminário desenvolvido na sexta-feira e sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal. Representantes de grupos de terceira idade garantiram manter expectativa de que passeios desse tipo tornem-se integrantes do calendário turístico da cidade.
O trajeto cumprido pelo vagão especial foi de Rio Claro a Santa Gertrudes. O carro distribuía mesas, cadeiras e instalações de serviços de bar em espaço organizado para acesso às janelas e fácil movimentação interna.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme avaliou o passeio como “uma acontecimento marcado pela nostalgia dos bons tempos da ferrovia e indicador de futuro, porque reafirmou a expectativa geral de que se torne permanente”.
O seminário foi organizado por iniciativa da vereadora e realizado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e seu titular René Neubauer com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Câmara Municipal de Rio Claro e Movimento Preservação Ferroviária (MFF).
Os temas desenvolvidos no seminário foram abordados pelo turismólogo de Itu Fábio Luiz Grisotto e o presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem João Bosco Setti, superintendente do Iphan Ivo Barreto, diretor do Museu do Trem Bartolomeu Homem Del Rei, diretor do Instituto de Ferrovias de Cajamar Júlio Moraes, gerente dos Sistema de Bondes de Santos Marcos Rogério Nascimento, gerente da Estrada de Ferro de Ipatinga (MG) José Mauro Cardoso de Oliveira e o relações públicas da ABPF Geraldo Godoy.