A estrada que liga Rio Claro a Ipeúna, pista única de dupla direção onde diversas pessoas morreram devido a colisões frontais, vai contar com a terceira faixa de rolamento no trecho que dá acesso aos bairros Jardim Bonsucesso e Novo Wenzel. A informação é do vereador Juninho da Padaria (Democratas) que desde o seu primeiro mandato parlamentar, em 2005, luta para que o investimento possa se tornar realidade.
A confirmação do investimento, projeto orçado em R$ 2 milhões, foi feita pelo deputado Aldo Demarchi na audiência com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni. “Entendemos que a implantação da terceira faixa vai reduzir de forma expressiva as colisões neste trecho da estrada”, comenta o vereador.
O investimento emergencial, sinaliza Juninho da Padaria, se faz necessário por conta da construção das mais de 400 moradias que vão formar os bairros Bom Retiro I e II na região do Jardim Novo Wenzel. A obra encontra-se em fase final. A seu ver, a entrega destas casas vai aumentar em 1,5 mil o número de pessoas utilizando a referida estrada.
O parlamentar recorda-se que em março do ano passado, colisão frontal envolvendo dois ônibus causou uma morte e deixou 24 feridos (15 estudantes e nove trabalhadores). “Foi uma noite triste para a família rio-clarense. Por muito pouco, alunos não perderam as suas vidas”, disse.
De acordo com Juninho da Padaria, outro problema que ocorre na estrada Rio Claro-Ipeúna, é a utilização de forma irregular de caminhões que transportam argila. O vereador observa que muitos ciclistas e até pedestres se escoram nos caminhões para facilitar a subida pela estrada até a rotatória que dá acesso à Avenida Castelo Branco. “Esta é outra situação perigosa que precisa ser revista. O risco de acidente fatal, neste caso, também é grande”, avalia.