O Centro de Referência e Atendimento à Mulher, localizado na Avenida 9 n° 405, receberá o nome de “Maria Angela dos Santos Gonzaga” nesta quinta-feira, dia, 05, às 16h30. A iniciativa é da vereadora Raquel Picelli.
De acordo com a vereadora, Maria Angela dos Santos Gonzaga foi uma das fundadoras da Associação dos Moradores do Bairro Arco Iris, promovendo a integração da comunidade através de reuniões, festas comemorativas, distribuição de brinquedos, especialmente àquelas crianças mais carentes. Também foi uma das fundadoras do Conerc (Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro), lutando pelos direitos da população negra de nosso município, sendo conhecida como uma das griôs de Rio Claro, transmitindo sua sabedoria e experiência para a comunidade em geral.
“Ela também foi a primeira coordenadora do Centro Comunitário Orestes Giovanni e conseguiu trazer muitas benfeitorias para o bairro, como diversos cursos oferecidos gratuitamente para a comunidade”
Para a vereadora, a homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho realizado por Maria Angela dos Santos Gonzaga em prol da população de Rio Claro. “O Centro de Referência e Atendimento à Mulher abriga mulheres em situações em que a Sra. Maria Angela dos Santos Gonzaga amparava em sua comunidade. É com honra e respeito à sua memória que será sempre lembrada e respeitada por todos os cidadãos rioclarenses.”
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher é um espaço de atendimentos individuais e de acolhimento , com orientações, palestras educativas e de capacitação. Os serviços do Cram visam prevenir, promover e assegurar os direitos das mulheres principalmente as que estão em situação de violência independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião do município.