- Ação Social, Educação, Saúde

Carreta da Panificação qualifica profissionais em RC do ramo gastronômico na escola Senai

Compartilhe:

O diretor Paulo Neves mostra a Carreta da Panificação a João Zaine na escola Senai

“Ao buscar capacitação profissional na área gastronômica, a escola Senai presta serviço à saúde pública já que muitas dessas pessoas são responsáveis pelo preparo de parte da alimentação servida à comunidade”. A frase é do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador João Zaine que esteve nas dependências da escola Senai, no Jardim Primavera, onde encontra-se a Carreta da Panificação responsável onde realizam-se cursos da Padaria Artesanal – projeto do governo paulista.

Diretor do Senai, Paulo Roberto de Mello Neves vê nesta iniciativa uma grande conquista para Rio Claro ao destacar que existem apenas 77 carretas para atender mais de 600 municípios paulistas. A ação da escola, explica Paulo Neves, foi motivada pela solicitação encaminhada há um ano pela Associação Amigos da Boa Mesa.

Com isso, confirma o Senai, atualmente a Carreta da Panificação é utilizada por duas turmas, cada uma com 14 integrantes no curso de pizzaiolo (carga de 40 horas). “Esta parceria com a Associação Amigos da Boa Mesa é importante porque oferece aos participantes uma possibilidade de emprego pós-curso”, disse o diretor ao enfatizar o apoio da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, a Acirc, em todo o processo.

Ao verificar a demanda no município, o Senai, com apoio do governo do Estado, abriu mais um curso, com carga de 20 horas, voltada para pizzaiolo e também às pessoas que atuam na confecção de salgados. “O número de pizzarias e de pessoas que vendem salgadinhos em Rio Claro aumentou muito nos anos últimos anos. Com esta ação promovida pelo Senai, o município contribui à formação de bons profissionais já na maioria das vezes a comunidade consome produtos alimentícios desconhecendo a forma de preparo”, sinaliza o vereador ao parabenizar toda a escola Senai através do diretor Paulo Neves.

No curso são ensinadas noções de ética, higiene, cidadania e receitas de dez tipos de pães nutritivos e de alto valor comercial. O projeto Padaria Artesanal é uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), que disponibiliza o corpo técnico e a metodologia. Já a carreta foi doada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

A carreta é similar às utilizadas pelo programa Via Rápida Emprego, por meio do qual o Centro Paula Souza ministra cursos rápidos em diversas áreas visando a inserção e recolocação de trabalhadores no mercado