- Ação Social, Educação, Infraestrutura, Notícias

Pereira cobra investimentos na Educação para resolver déficit de 500 vagas em creches

Compartilhe:

Situações preocupantes porém reais, o número de mães que precisam deixar filhos pequenos, muitos deles com tempo de vida inferior a um ano, com vizinhos e também de casais que sem opções comprometem de forma preocupante o orçamento doméstico para garantir vagas às crianças em escolas particulares levam José Pereira dos Santos, conhecido como vereador Pereira, a reivindicar apoio do poder público municipal em busca de solução.

Através de requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, em maio deste ano, Pereira cobra informações sobre a quantidade de vagas ofertadas e quantas vagas são disponibilizadas por turma nas creches, série do período integral e nas escolas municipais.

No mesmo requerimento, o parlamentar questiona o poder público municipal sobre a demanda de crianças e alunos registrados e ainda os não atendidos no momento e também quais são os planos da Secretaria Municipal da Educação no sentido de erradicar as filas de espera.

Na resposta enviada pela titular da pasta da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, o vereador Pereira confirmou a gravidade da situação. “A demanda de crianças não atendidas é de aproximadamente 500 crianças, sendo que todas aguardam vagas na Educação Infantil – Etapa I (creche)”, informou a secretária ao salientar que na pré-escola e demais etapas de ensino a prefeitura não possui lista de espera.

Para Pereira, a situação precisa ser tratada como gravíssima pela administração municipal já que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem às crianças de zero a seis anos de idade o direito ao acesso à creche e pré-escola. “As mães destas crianças não estão inseridas no mercado de trabalho por vontade própria. Na maioria dos casos, o salário do marido ou companheiro é insuficiente para cobrir as despesas do lar. A mulher, mesmo com filho com idade inferior a um ano de vida, retorna ao mercado de trabalho por necessidade de completar o orçamento familiar”, enfatiza Pereira.

Na resposta ao parlamentar, a secretária Heloísa explica que para erradicar as filas de espera a prefeitura tem investido na ampliação de prédios citando obras nas escolas José de Campos Chagas, Paulo Koelle, Sueli Aparecida Marin, Samira Assencio Savoldi e Santo Antônio. Segundo Heloísa, também estão prevista a construção de novas escolas no bairro Mãe Preta, Jardim Progresso/Ipanema, Novo Wenzel/Bonsucesso (em andamento), Araucária, Vila Anhanguera e Bosques do Rio Claro.

“Esperamos que as ampliações e construções de novas escolas, conforme informou a Secretaria da Educação, possa enfim colocar ponto final no drama de muitas famílias que anualmente sofrem com a falta de vagas nas creches”, finaliza Pereira.