- Emprego, Infraestrutura, Notícias

Acesso às vagas oferecidas pelo Pronatec no Senai precisa ser facilitado, aponta João Zaine

Compartilhe:

Possibilitar que a escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Rio Claro possa ter demanda para preencher as vagas disponibilizadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Com este objetivo o líder do Governo na Câmara Municipal, João Zaine, esteve reunido com o diretor da instituição localizada na Avenida 46, no Jardim Primavera, Paulo Roberto de Mello Neves.

No local, Zaine apurou que o Pronatec, criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, disponibilizou para o Sesi Rio Claro neste ano 600 vagas. Elas estão distribuídas nos seguintes cursos: almoxarife, ceramista, costureira industrial, vestuário, desenhista mecânico e eletricista de automóvel.

“Estas vagas são destinadas a pessoas de baixa renda”, explicou Paulo Neves ao revelar que o Senai enfrenta dificuldades para a formação de turmas. Indagado por João Zaine do motivo da dificuldade, o diretor da escola explica que a principal barreira é que a inscrição é feita somente via internet através dos sites do Pronatec (www.pronatec.mec.gov.br) e do Sistec (www.sitesistec.mec.gov.br). “Muitas pessoas por não contar com conhecimentos para a utilização do computador acabam abandonando a chance de realizar o curso ao serem informadas da única maneira para efetivar a inscrição”, acrescenta Paulo Neves.

Diante da informação da escola Senai, João Zaine entende que há como o município disponibilizar setor de atendimento público para que a informática não se apresente como barreira intransponível àqueles que pretendem fazer os cursos profissionalizantes. “São cursos importantes e gratuitos que certamente ajudam muitas pessoas a garantir a renda ou a complementação da renda familiar”, ressalta o parlamentar. “Vamos buscar ajuda dentro da estrutura da administração municipal para resolver este impasse”, acrescentou Zaine à direção da escola Senai.

O conjunto de iniciativas do Pronatec conta com: expansão da rede federal, programa Brasil Profissionalizado, rede e-TecBrasi, acordo de gratuidade com o Senai, Fies Técnico e empresa e o Bolsa Formação.

Objetivos do Pronatec:

– Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

– Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

– Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

– Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

– Melhorar a qualidade do ensino médio.