O atendimento na rede pública de saúde deu um salto qualitativo com a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no município, mas, o setor ainda requer investimentos. A avaliação é do líder de Governo, vereador do PMDB João Zaine que vê a necessidade de implantação de nova unidade em área que possa desafogar as filas no Pronto Atendimento (PA) do Cervezão por conta da demanda que cresce a cada dia. O parlamentar abordou o assunto no Plenário do Legislativo na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 26.
Após realizar amplo estudo, Zaine defende que a Unidade Básica de Saúde (UBS) seja construída na área do município localizada na Rua 11 na altura da Avenida 40 e Avenida Perimetral no alto do Santana. O local indicado situa-se nas proximidades do Centro Social Urbano João Rehder Neto.
“É significativo número de pessoas atendidas no PA do Cervezão que residem nos bairros São Judas Tadeu, alto do Santana, Jardim Karan, Vila Olinda, Santa Cruz, Jardim São Paulo, Jardim Mirassol, Claret, BNH, entre outros”, detalha o vereador ao alertar que a estes pacientes somam-se os que residem nas regiões do Nosso Teto, Jardim Progresso, Floridiana, Arco-Íris, São Miguel, entre outras localidades.
Ao apresentar requerimento na Câmara Municipal, através do qual solicita à administração municipal a realização da obra, Zaine explica que a atenção não se limita aos moradores da região do alto do Santana. Ele alerta que nesta parte da cidade concentram-se escolas como Monsenhor Martins, Barão de Piracicaba, Chanceler, Hamilton Prado, entre outras.
“Também é preciso considerar a prática de esportes no CSU João Rehder Neto, nos distritais do Santana e do Juventude, no Grêmio Recreativo da Paulista que geram com frequência a necessidade de intervenções médicas seja por lesões fraturas ou até mesmo mal estar”, frisa o líder de Governo.
No requerimento, o vereador cita ainda que nas proximidades da área indicada para a construção da nova UBS estão situados a Hospedaria Emaús, Centro Dia do Idoso, a entidade Irmãs, do Imaculado Coração de Maria e várias igrejas e empresas.
A área indicada, aponta Zaine, pode ser melhor aproveitada além de ter acesso fácil devido as proximidades das Ruas 6 e 14, dois dos principais corredores do município. “Este investimento certamente vai reduzir a sobrecarga que hoje afeta as unidades do Cervezão, da Avenida 29 e também o Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) da Avenida 15”, finaliza o vereador ao defender a aprovação do requerimento pelo Plenário.