- Emprego, Infraestrutura, Meio ambiente, Notícias

Trabalho de Geraldo Voluntário mantém nova unidade da Brascabos em Rio Claro

Compartilhe:

Articulação ampla feita pelo vereador Geraldo Voluntário (DEM) evitou que a Brascabos instalasse sua nova unidade de 6,5 mil metros quadrados em outras cidades. Uma das condições para que o investimento na ampliação da empresa fosse realizado em Rio Claro era a prefeitura resolver de uma vez por todas o problema de drenagem de águas das chuvas no entorno da fábrica, no Distrito Industrial.

Anúncio feito pela prefeitura à diretoria garante que as obras de implantação de galerias pluviais na rua em frente à Brascabos e na área de entorno deverá ter início na próxima semana. Com isso, reivindicação antiga foi atendida.

Relatos atestam que no local, a menor ocorrência de chuvas, causa alagamento e torna a região intransitável, oferecendo riscos aos funcionários e comprometendo o trabalho da empresa. “Fomos procurados em meados de abril deste ano pela direção da empresa na tentativa de articular a solução definitiva desse problema. Inicialmente solicitei via requerimento quais providências a prefeitura poderia tomar”, conta o vereador.

A partir daí ocorreram algumas reuniões entre Geraldo Voluntário e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Beltrame, de Obras, Rodrigo Mussio, de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi, o prefeito Du Altimari, além do presidente da Câmara, Agnelo Matos. Com a união de esforços a parceria consolidou-se entre o poder público e o setor privado resultando no sinal positivo à realização da obra.

Resolvida a questão, a Brascabos confirma a sua ampliação em Rio Claro.Com essa nova unidade, a empresa vai gerar de 600 a 800 empregos a mais para o município. Hoje, a empresa conta com cerca de 2.500 colaboradores.

“O atendimento dessa reivindicação é uma boa demonstração de empenho coletivo da prefeitura e Câmara em prol da manutenção dos investimentos no município e na criação de infraestrutura adequada para a geração de empregos no município”, salientou Geraldo Voluntário.

Alex Becker Pires, gerente de manufatura da empresa, salienta que caso o problema das galerias não fosse resolvido, a empresa iria instalar-se em outro Estado. “Tínhamos duas propostas e pensávamos até em levar uma parte para cada região interessada”, disse o gerente.

A construção da nova unidade estava parada desde agosto do ano passado, segundo Pires. Pela parceria, a prefeitura deverá fornecer os tubos e o asfalto necessário. O restante dos materiais necessários bem como a mão de obra ficará a cargo da Brascabos e algumas outras empresas vizinhas.

A empresa, por conta própria, antes de intensificar contatos com Geraldo Voluntário, adotou medida para solucionar o problema de alagamentos em toda a sua área de entorno. A construção de piscinões não surtiu o efeito desejado. “Foi uma solução caseira enquanto não havia a implantação das galerias por parte da prefeitura”, disse Pires.

O gerente destaca que a Brascabos está instalada no Distrito Industrial há mais de nove anos. Segundo ele, nesse tempo a empresa apresentou crescimento significativo. “Devido a essa expansão ficamos sem espaço físico, daí a necessidade da realização de obra para estender os limites territoriais. Porém, paramos devido à ausência das galerias pluviais”, disse Alex Pires ao referir-se que a única área para extensão da fábrica situa-se no local onde os alagamentos são constantes.

O gerente geral da empresa, Glauber Marçal da Silva Rizzi esteve no gabinete do prefeito Du Altimari na última segunda-feira, dia 20, e no dia seguinte já começou o envio de material.

Geraldo Voluntário ressaltou a importância de Rio Claro não perder essa unidade da empresa por conta de um problema de fácil solução. “Uma das minhas preocupações, quanto legislador, é buscar e manter os investimentos para a geração de empregos e aumento de renda para a nossa cidade. É gratificante poder com o empenho de todos em garantir a permanência da expansão da Brascabos em Rio Claro”, finalizou o vereador.