Enxadristas de Rio Claro contam com um novo espaço para praticarem a modalidade. Há aproximadamente duas semanas, a sala onde abriga o Posto Digital no Paço Municipal foi equipada com mesas e tabuleiros de xadrez e damas. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h e aos sábados até às 20h.
O objetivo é instituir no município o Clube do Xadrez que permite além de atividades competitivas, a formação de novos jogadores e os seguimentos aos projetos da Secretaria Municipal de Esportes.
A conquista deste espaço foi resultado de trabalho conjunto entre poder Executivo, Legislativo e enxadristas. Representando a Câmara Municipal, os vereadores P
“É preciso reconhecer que em 30 anos esta foi a primeira vez que o poder público e os enxadristas se reuniram para verificar soluções para melhorar oferecer a prática do xadrez em Rio Claro”, destaca Maria do Carmo Guilherme.r. Anderson Christofoletti, Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli intercederam para que o espaço fosse viabilizado. Segundo os legisladores, requerimentos foram elaborados ao poder Executivo e reuniões foram realizadas.
Raquel Picelli, que também assinou requerimento à prefeitura pedindo definição de local para o xadrez, enfatiza os benefícios da modalidade. “A prática estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração desenvolve a tomada de decisões, proporciona o respeito ao adversário, entre outros fatores.”
O vereador Pr Anderson salienta que além de apoiar um local específico para o xadrez defende também o oferecimento de infraestrutura para que a prática seja difundida nos bairros. Neste sentido, ele elaborou requerimento solicitando que nas praças onde já possuem mesas sejam desenhados tabuleiros de xadrez e damas em sua superfície. “As praças são espaços a serem ocupados pelas famílias, crianças, jovens ou pessoas da melhor idade”.
Mais informações sobre o local para o xadrez no Paço Municipal entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esportes pelo telefone: 3533-5422