- Infraestrutura, Meio ambiente, Notícias

Penas maiores para atos de crueldade e diretoria voltada aos animais são defendidas em ato público

Compartilhe:

Motivados pelo protesto nacional organizado pelo movimento Crueldade Nunca Mais, grupo de Rio Claro formado pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Rio Claro), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cuidadores Independentes e a ativista Michele Crespo, apoiado por vereadores, realizou ato no Jardim Público na manhã do último domingo.

As articulações, que ganharam força a partir de 2011, visam intensificar a luta pela ampliação dos direitos dos animais bem como buscar penas mais severas para os autores de atos de crueldade. Hoje, de acordo com os organizadores do ato público, tais brutalidades são consideradas de menor potencial ofensivo com os autores sujeitos a penas brandas como por exemplo a prestação de serviços comunitários e pagamento de cestas básicas.

Maria do Carmo Guilherme avalia o ato público como muito importante. A seu ver, é através de mobilizações como as que estão ocorrendo em todo país, incluindo Rio Claro, que avanços serão conquistados para o setor. “Defendo a criação do Departamento dos Direitos dos Animais na Secretaria de Meio Ambiente, a Sepladema”, afirma a vereadora. “Para que possamos receber recursos federais, através de emendas de deputados, a diretoria precisa estar vinculada ao Meio Ambiente e não à Saúde”, acrescentou a parlamentar adiantando que já há deputados federais compromissados com a cidade neste sentido.

Dalberto Christofoletti observa que o movimento pelo direito animal vem ganhando força em todo o país. “Mas, infelizmente ainda é uma área pouco assistida em termos de políticas públicas”, avalia o parlamentar ao ressaltar que atualmente há cidades que avançaram mais e outras infelizmente ainda não. Dalberto defende a criação do Departamento dos Direitos dos Animais que terá como objetivo principal atender os animais em situação de risco. “Trabalhamos para que este departamento seja vinculado à Secretaria do Meio Ambiente”, completou.

Raquel Picelli, responsável pela criação do Fórum Permanente de Discussão e Defesa da Política da Posse Responsável de Animais Domésticos e Domesticados, destaca a importância do ato público por também ser defensora da criação da Diretoria do Bem-Estar Animal na estrutura da Secretaria de Meio Ambiente. “Avalio como positiva a iniciativa já que a população de uma forma organizada marcou posição em um assunto tão importante como este”, disse a vereadora ao posicionar-se a favor também de penas mais graves para autores de crueldades contra animais.

Durante o ato público, representantes da Câmara Municipal receberam abaixo-assinado (1.855 assinaturas ao todo) em prol da criação do cargo de diretor no Departamento dos Direitos dos Animais na estrutura da administração municipal. Vereadores vão levar o assunto ao conhecimento do prefeito Du Altimari.