- Educação, Esporte, Infraestrutura, Notícias

Espaço multiuso vai possibilitar aulas de educação física a 550 alunos do Djiliah em local adequado

Compartilhe:

Nova quadra leva o nome do saudoso Antônio Dorigo por indicação do vereador Júlio Lopes.

O esforço coletivo que traduziu-se em obra de qualidade voltada à educação. Este foi o tom da solenidade de inauguração do espaço multiuso da escola Djiliah Camargo de Souza, no Jardim Ipê, no final da tarde da última sexta-feira, dia 16. Orçada em mais de R$ 1 milhão, a obra foi custeada pela administração municipal.

O prefeito Du Altimari e a vice Olga Salomão prestigiaram a solenidade. A Câmara Municipal esteve representada por vários vereadores entre eles Júlio Lopes, que desde 2009 trabalha em prol da construção da nova quadra.

Diretora da escola, Iara Aparecida Olímpio foi a primeira falar. Agradeceu os ex-diretores, o ex-vereador Tavinho Chiossi que na década de 80 foi responsável pela ação política que resultou na construção da quadra 18 anos após o início das aulas na escola, a Associação de Pais e Mestre (APM) e o Conselho da Escola Djiliah. “Conto com vocês alunos para preservar este espaço”, afirmou. “Agradeço você Julinho Lopes, amigo da escola, que há quatro anos luta para que este dia se tornasse realidade”, acrescentou a diretora ao lembrar o trabalho que o vereador encabeçou ao tomar conhecimento do problema através da professora de educação física Silvia Gracioli Genovez e da então dietora Elisa Rabelo. “A quadra estava abandonada, tomada pelo mato. Hoje, realizamos um sonho”, frisou Iara.

Um dia especial. Assim Camila Regina, do Conselho da Escola avaliou a solenidade de inauguração do espaço multiuso ao agradecer todo o empenho da diretora Iara e do vereador Júlio Lopes.

Heloísa Maria Cunha do Carmo, titular da pasta da Educação, destacou o esforço da escola Djiliah para contribuir com a educação do município. A secretária salientou que a obra é fruto da semente plantada pela família Dorigo na década de 60 e afirmou que outras escolas receberão investimentos semelhantes.

Luiz Felipe, neto de Antônio Dorigo, falou em nome da família da seguinte maneira: “Homenagear o meu avô é homenagear todas as pessoas que se preocupam com a educação e com o bem-social”.

Vice-prefeita, Olga Salomão frisou que cada criança desta cidade tem o direito de ir à escola que tenha quadra poliesportiva. “Espero que a gente consiga fazer investimentos como este em outras regiões da cidade”, comentou.

Júlio Lopes, em sua fala, recordou-se que ao entrar no local, em 2009, encontrou uma “quadra ecológica” ao fazer referência ao mato com altura superior a um metro e meio que tomava conta de todo o terreno. “Temos de agradecer a Gijo Castellano, que na década de 60, empenhou-se à construção da escola. Agradecemos também o ex-presidente Tavinho Chiossi, que lutou muito para que nesta área, que hoje abriga o espaço multiuso, pudesse ser construída a primeira quadra da escola. Estendo os agradecimentos ao prefeito Du Altimari e à secretária Heloísa que atenderam a solicitação reconstruindo esta praça de esporte e também a Câmara que apoiou a iniciativa da escola e de toda a comunidade do Jardim Ipê, apresentada por mim, para que o local pudesse levar o nome de Antônio Dorigo”, detalhou.

Júlio Lopes agradeceu também, na oportunidade, o apoio da deputada federal Aline Corrêa representada no ato pelo assessor parlamentar Augusto Júnior. “Com os recursos federais, enviados via Aline, Rio Claro substituiu 83 quilômetros da rede de água, investiu na pavimentação asfáltica do Jardim Bonsucesso e Terra Nova e construiu 160 casas populares”, registrou.

No encerramento, Du Altimari parabenizou Iara Olímpio, a quem se referiu como a “diretora mais simpática da rede (educação)” e cumprimentou carinhosamente a esposa de Antônio Dorigo, Dona Nilde dizendo: “Ele (patrono do espaço) merece muito esta homenagem, deu a sua contribuição para a escola”, comentou. O prefeito sinalizou também que “quando se investe na Educação, se investe no futuro do país”.

No encerramento, alunos da escola participaram de apresentações teatrais inaugurando oficialmente o palco da nova área.