
Vereador do PMDB, Zaine observa que determinação da federação sufoca clubes do interior.
O impasse envolvendo diversos clubes do interior do Estado que anualmente conseguem acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista, em virtude da exigência da capacidade mínima de 15 mil lugares nos estádios por parte da Federação Paulista de Futebol (FPF), foi abordado na Câmara Municipal de Rio Claro através de requerimento de João Zaine. A proposta foi aprovada por unanimidade.
No requerimento, Zaine solicita ao presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, que analise com urgência e de forma criteriosa a possibilidade de diminuição da capacidade mínima para 7 mil torcedores dos estádios à disputa da Série A-1 beneficiando clubes de todo o Estado de São Paulo. “Desta forma estaremos evitando gastos desnecessários e dando exemplo de responsabilidade fiscal e social para toda a nação brasileira”, enfatiza o parlamentar.
Ao colocar o assunto em discussão no Legislativo local, João Zaine levou em conta o momento político vivido pelo país onde manifestações marcam opinião contrária da população com os gastos para a construção de estádios à Copa do Mundo de 2014. “Não se pode cruzar os braços diante de uma situação desta. Enquanto a população toma as ruas para protestar contra gastos desnecessários com o futebol, aqui, no Estado de São Paulo, onde a média de público não ultrapassa os 5 mil torcedores por partida, clubes são obrigados a investir em estruturas alugadas que tem custo mensal elevado”, sinaliza o parlamentar.
O vereador ressalta ainda que a média de público no Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho os últimos seis anos, período em que o Rio Claro FC esteve na elite do futebol em três oportunidades, ratifica a falta de necessidade de ser investir para que o local tenha a capacidade para 15 mil torcedores.