- Esporte, Infraestrutura, Notícias

Espaço multiuso Antônio Dorigo é entregue nesta sexta para a escola Djiliah, confirma Júlio Lopes

Compartilhe:

Área abandonada, limpeza do local, obra e nova quadra: sonho tornou-se realidade na escola Djiliah.

Luta e persistência para que o sonho pudesse se tornar realidade. Este é o sentimento da diretoria, comandada por Iara Olímpio, professores, funcionários, da Associação de Pais e Mestres (APM) e pais/responsáveis dos alunos da escola Djiliah Camargo de Souza que inaugura nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 16 horas, espaço multiuso no Jardim Ipê no local onde antes existia uma quadra poliesportiva em estado de abandono tomada pelo mato.

A reforma do local que possibilitou a construção do espaço multiuso, orçada em mais de R$ 1 milhão, foi custeada pela administração municipal. Ao completar 45 anos do início das atividades, a escola Djiliah presta justa homenagem ao saudoso Antônio Dorigo que desde o primeiro dia de aula colaborou para que os educadores pudessem transpor barreiras impostas pela falta de estrutura na época.

O espaço multiuso leva o nome de Toninho Dorigo, como era carinhosamente chamado pelos moradores do Jardim Ipê, através do Decreto Legislativo de autoria do vereador Júlio Lopes aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

A ação parlamentar foi fundamental para que a obra se tornasse realidade. Iara Olímpio recorda-se que a luta em prol da construção do espaço multiuso teve início em 2009 através do contato de Júlio Lopes com a professora de educação física Marta Silvia Gracioli Genovez e a então diretora da escola Elisa Rabelo. “Em 2010, assim que assumi a direção da Djiliah fui informada da luta em prol de um local adequado à prática das aulas de educação física e dei continuidade a ação”, comenta Iara.

Para Júlio Lopes a luta foi árdua, mas, a demora compensou. “Temos aqui muito mais que uma quadra poliesportiva. A área multiuso coberta além da quadra conta com palco que vai possibilitar à escola realizar neste espaço também atividades de cultura e solenidades”, enfatizou o vereador.

Sobre a indicação do nome de Antônio Dorigo para levar o nome da nova área Júlio Lopes diz que a sua trajetória de vida confunde-se com a história da escola Djiliah. “Só para exemplificar, no primeiro dia de aula, ao perceber que a escola não tinha mobília para que professores pudessem trabalhar, o ‘Seo’ Toninho rapidamente colocou à disposição mesas e cadeiras da sua casa”, registra o parlamentar. “Ele também teve atuação fundamental na primeira festa junina da escola quando foi até Ferraz e retornou com a Perua Kombi lotada com frangos para servir aos participantes”, acrescentou.

Antes da reconstrução da quadra, a escola Djiliah enfrentava problemas constantes já que as aulas de educação física eram realizadas dentro da escola (espaço multiuso situa-se a 50 metros do prédio). “O barulho prejudicava as demais aulas. Agora, esta situação está resolvida e de uma forma qualificada já que a nova quadra é coberta garantindo que nossos alunos não sofram efeitos do sol forte ou da chuva”, comemora Iara.

A escola municipal Djiliah Camargo de Souza conta atualmente com mais de 500 alunos do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano) que residem no Jardim Ipê, Jardim Bandeirantes, São Miguel, Vila Nova, Jardim América, Arco-Íris, Mãe Preta, entre outros bairros.