A Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira, dia 9, entrega de Medalha de Honra ao Mérito – Cidade Azul a Augusto Parente Sobrinho. A homenagem segue Decreto Legislativo de autoria da vereadora Maria do Carmo Guilherme. A solenidade foi realizada no Plenário do Legislativo. Estiveram presentes o presidente Agnelo Matos, João Zaine, Júlio Lopes e Maria do Carmo Guilherme.
Augusto Parente Sobrinho fez um breve discurso de agradecimento e iniciou relatando ensinamentos de sua mãe. “Ela me ensinou quatro pilares fundamentais para a vida: se respeite para ser respeitado; pouco se cria e muito se copia; tem pessoas que servem para ser dirigidas e outras para dirigir; o que os olhos não vêm o coração não sente. E é com estes quatro pilares que sigo minha vida.”
Augustinho também enfatizou sua paixão pela política e aproveitou para expor suas ideologias e características. “Du Altimari vai ser o melhor prefeito de Rio Claro.”
Maria do Carmo enfatizou que a honraria foi feita para valorizar as características de Augustinho, como é conhecido. “Ele sempre foi um homem ativo e dinâmico e que nos conforta nos momentos difíceis. Ele também é um líder na política de Rio Claro; é meu colega de partido.”
Agnelo Matos, presidente da Câmara Municipal destacou que Augustinho é referência de pessoa que gosta da vida e que tem um compromisso com a cidade. “Tinha uma atividade fora de Rio Claro, mas fiz questão de comparecer a solenidade por saber da importância deste grande homem para o município. Ele é muito querido e amigo.”
O presidente do PMDB João Vieira de Campos salientou a magnitude do evento, reconhecendo que Augustinho é atuante no cenário político. “Ele é um figura fundamental na política; e colabora nas estratégias e definições das ações do partido.”
A vice-prefeita e secretária da Sepladema, Olga Salomão, ressaltou que Augustinho também é um dos fundadores do Clube dos Seresteiros. “Ele trabalha para levar alegria às pessoas. Esta dedicação é um dos motivos que resultaram nesta justa homenagem.”
O líder de Governo na Câmara Municipal, o vereador João Zaine, fez questão de usar a tribuna para homenagear Augusto Parente Sobrinho e manifestou o orgulho de fazer parte do Legislativo de Rio Claro e ter a oportunidade de prestar a homenagem de entrega de medalha. “Augustinho é talentoso e um exemplo a ser seguido.”
O prefeito Du Altimari destacou os diversos segmentos que Augustinho atua. “Seja no esporte, música, produção do carnaval, atividades do PMDB, Augustinho mostra de forma extraordinária sua contribuição. Ele foi uma das pessoas mais importantes para que o carnaval deste ano pudesse ter sido realizado na Rua 3A.”
A irmã de Augustinho, dona Carolina Parente Serafim, também quis render suas homenagens e revelou que desde muito novo Augusto Parente Sobrinho tem uma ligação forte com política. “Aos nove anos ele quis participar de um evento em Rio Claro no qual o Getúlio Vargas estava presente. Ele é o maior brasileiro de Rio Claro.”Daniel Parente, também falou em nome da família e agradeceu a homenagem prestada.
Biografia
Rio-clarense, filho de Antônio Parente e Julieta Florindo Parente, o homenageado é casado há 57 anos com Zoraide Aparecida Genovez Parente, pai de Alzira (in memorian), Carlos, Débora, Carla, Daniel, Danielle, João e Augusto Junior. Ele conta com 15 netos e três bisnetos.
Trabalhou como massagista, a partir de 1954, nos seguintes clubes: Ipyranguinha FC, Rio Claro FC, Vasquinho de Americana, Independente de Limeira, Velo Clube, Ituano FC, Bragantino, Lemense, Caui Iracemápolis e do time de basquetebol do Rio Claro entre 1992 e 1997.
Desde de 1954 integra a equipe responsável pela organização do Carnaval de Rio Claro.
Filiou-se em 1978 ao PMDB. Atualmente, integra a Executiva do partido.
Em 1988 organizou o primeiro encontro dos seresteiros da cidade nas dependências do Cine Variedades. Em 1995 fundou o Grêmio dos Seresteiros Rio-Clarense e hoje responde pela presidência do conselho.
Apresentador e idealizador do projeto desenvolvido na Praça Dalva de Oliveira. Presta serviço ao município em eventos comemorativos.