
Juninho da Padaria com o major Penteado do Corpo de Bombeiros.
Em busca de alternativas que possam viabilizar a implantação do segundo posto do Corpo de Bombeiros em Rio Claro, o vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) participou de reunião na sede do comando regional da corporação localizada em Piracicaba na semana passada.
Na ocasião, o parlamentar em conversa com o major Samuel Rebessi Penteado, comandante do 16º Grupamento dos Bombeiros, foi informado de que a definição de área e a construção do novo posto são elementos insuficientes para que o projeto se torne realidade na zona sul do município. Segundo o comandante regional, se faz necessária também parceria com a prefeitura para garantir o efetivo mínimo para o funcionamento do posto.
De acordo com Penteado, é possível destacar parte do efetivo necessário para o funcionamento da nova base, porém, o grupo teria de ser completado com profissionais da cidade: os bombeiros municipais.
“A meu ver, a parceria entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Rio Claro é possível. Vale lembrar que em algumas cidades paulistas o bombeiro municipal já é realidade”, disse Juninho da Padaria.
O vereador lembra, ainda, que a Rio Claro já conta com ações conjuntas com o Estado na área da segurança pública ao disponibilizar guardas civis municipais – armados – para patrulhamento de vias e apoio às polícias Civil e Militar. “Estes bombeiros municipais estariam vinculados à Secretaria Municipal de Segurança”, acrescentou o vereador.
No encontro com o major Penteado, Juninho da Padaria citou as dificuldades enfrentadas atualmente pelos bombeiros que atuam na Unidade de Resgate devido à distância da sede da corporação, localizada na Avenida Brasil região da Vila Alemã, e os bairros que compõem à zona sul: Jardim das Palmeiras, Jardim Nova Rio Claro, Jardim Brasília, Guanabara, Terra Nova, Jardim Novo, Jardim Itapuã, entre outros.
A demora no atendimento, em virtude da distância percorrida, avalia o vereador, pode colocar vidas em risco. “Nos casos de acidentes de trânsito, uma vida pode ser salva através do socorro emergencial”, alerta.
Juninho da Padaria busca apoio de entidades da comunidade local para que o trabalho possa surtir o efeito desejado. Entre os grupos que já manifestaram apoio à criação do novo posto de bombeiros em Rio Claro está o Mais Vida.
“Tenho a certeza de que diante da necessidade inquestionável do investimento na zona sul do município, a administração municipal não poupará esforços para que a parceria com o Corpo de Bombeiros se torne realidade o quanto antes”, sinaliza o vereador que verificou constar no orçamento vigente emenda destinada à obra.
No encerramento da reunião, em Piracicaba, o major Penteado destacou a importância da articulação legislativa em prol da região de Rio Claro que conta com mais 40 mil habitantes.