- Notícias, Sessões Camarárias

Câmara realiza reunião e inicia os trabalhos para criação do Parlamento Municipal do Idoso

Compartilhe:

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Rio Claro, na manhã desta sexta-feira (02), foi palco da reunião que estabeleceu os pontos principais e esclareceu as dúvidas referentes às atividades relacionadas ao Parlamento do Idoso, que terá seus trabalhos iniciados na primeira semana de setembro.

Participaram da reunião os grupos da Terceira Idade ligados ao município de Rio Claro, membros da Secretaria e do Jurídico do Legislativo, a primeira-dama Rosana Altimari, a vereadora Maria do Carmo Guilherme (PMDB) e a vereadora Rachel Picelli (PT), representada por sua assessoria.

O projeto de lei que instituiu o Parlamento do Idoso, de autoria da bancada feminina da Câmara, formada pelas vereadoras Maria do Carmo e Raquel Picelli, define que a sua composição será igual ao número de cadeiras existentes no Legislativo (atualmente doze) e visa possibilitar a cidadãos com mais de 60 anos acompanhar e vivenciar o cotidiano parlamentar.

Maria do Carmo agradeceu todos os grupos e entidades ligadas a Terceira Idade por estarem participando da criação deste Parlamento. “A instituição do Parlamento do Idoso representa um ato democrático e a inserção do cidadão com mais de 60 anos na vida política do município” destacou a vereadora. “Outro ponto que merece destaque é que todos os participantes poderão vivenciar no seu mandato como é desenvolvido os trabalhos dentro do Legislativo, já que toda a estrutura da Câmara estará disponível a eles” finaliza.

A vereadora ainda acrescenta que os participantes obterão informações sobre as datas das reuniões, audiências públicas e das sessões realizadas com os vereadores de Rio Claro.

José Carlos Bruno, representante do Grupo de Idosos da Unesp, acredita que este parlamento será uma oportunidade para que a Terceira Idade exponha o seu ponto de vista. “Devemos colocar em pauta, através da Câmara de Vereadores, as mudanças que acreditamos serem necessárias”. Idelazir Bellucci, que atua junto ao Grupo das Margaridas há mais de 31 anos, destaca a importância deste espaço conquistado. “O idoso tem que saber o que está acontecendo e este Parlamento será uma ferramenta importante para colocarmos em prática os nossos anseios”. Para o pastor Clemilton Alves de Melo, da 3a. Igreja Presbiteriana de Rio Claro, que atua como conselheiro do Grupo Conviver, as pessoas que compõe a chamada Terceira Idade devem ocupar de verdade um lugar de destaque na sociedade. “O Parlamento do Idoso dará voz aos idosos e, por conta disso, poderão participar mais da vida da cidade”.

Os grupos de Melhor Idade e segmentos de idosos de Rio Claro (UFA, ARAPS, Fundação CESP, entre outros) terão a responsabilidade de indicar seus representantes, os quais serão sorteados publicamente e, para cada um deles, haverá um suplente, que irão compor o Parlamento.

As inscrições deverão ser feitas na biblioteca da Câmara, localizada no terceiro andar do Paço Municipal, sendo necessário apenas um documento com foto. O prazo final para a inscrição dos representantes de cada grupo será o dia 09 de agosto, sexta-feira, às 17h.

O sorteio para a escolha dos parlamentares ocorrerá no dia 13 de agosto, às 8h30, na Câmara Municipal, com a presença obrigatória de todos os inscritos. A posse dos sorteados será no dia 04 de setembro, às 15h, no Plenário da Câmara.