
Geraldo Voluntário, Guilherme Ferraz, Antonio Carlos Beltrame e Clóvis Dalboni.
A Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) organizou neste mês a Feira da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Facirc), evento onde empresas de vários setores da economia rio-clarense prospectam novos negócios.
No evento, o vereador Geraldo Voluntário (DEM) foi contatado pelo diretor da High Voltage Equipents LTDA. (HVEX) Guilherme Martinez Ferraz, empresa constituída por especialistas, formados dentro da estrutura do Laboratório de Alta Tensão (LAT-EFEI) da Universidade Federal de Itajubá.
Considerada uma “spin off”, conceito utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de empresa, universidade ou instituto público ou privado, a empresa é ligada ao Parque Tecnológico da Universidade Federal de Itajubá. O LAT-EFEI é um dos laboratórios de referência no Brasil para realização de ensaios elétricos em média e alta tensão, englobando equipamentos e componentes de sistemas elétricos.
Atualmente, a HVEX é uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento nacional de sistemas de ensaios em alta tensão com experiência nas áreas de geradores de impulsos de corrente, tensão e multi-funções.
A empresa desenvolve o sensoriamento via fibras ópticas baseado na tecnologia de Redes de Bragg, em específico para temperatura, além de outras soluções para vibração em geradores entre outros.
Este trabalho é desenvolvido em parceria estratégica com a FiberSensig, uma “spin off” da Universidade do Porto, na sua área de física ótica, e responsável pela industrialização destes sensores e do sistema de aquisição de dados.
Na ocasião o empresário Guilherme Ferraz esteve presente na FACIRC, acompanhado do vereador Geraldo Voluntário, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Antonio Carlos Beltrame e diretor da ACIRC Clóvis Dalboni, onde foi apresentado seu interesse de se instalar no município.
”Atualmente a indústria nacional e concessionárias de energia tem aporte para ensaios em equipamentos e sistemas instalados na rede de transmissão e distribuição apenas nos núcleos da Unicamp, Usp, Unifei, Cepel e Lactec, ou seja, poucos órgãos públicos com disparidade de estrutura física e humana”, ressalta Guilherme.
“Assim a HVEX tem buscado atuar no mercado suprindo essa carência com equipamentos para ensaio e no suporte a indústria para aprimoramento dos seus produtos e validações destes através de verificações laboratoriais”, acrescenta o empresário.
Clóvis Dalboni relatou que projetos inovadores como este são importantes para o município e a ACIRC dará total apoio à sua implantação no mercado local.
Beltrame disse que a secretaria municipal de desenvolvimento econômico está à disposição para auxiliar na busca e inserção de empresas em Rio Claro.
Para Geraldo Voluntário, a busca de empresas que lidam com alta tecnologia é de extrema relevância para a cidade, “Rio Claro está inserida em uma região estratégica, com acesso às rodovias de grande fluxo e importância para a economia municipal, estadual e nacional. Sua localização próxima às renomadas Universidades do Brasil estimula o desenvolvimento e inserção de empresas no município”, finaliza o vereador.