
SAÚDE: Patrícia Leme e Paulo Guedes nas dependências da unidade médica.
Atingir a meta de produtividade sem abrir mão da qualidade do serviço prestado. Com esta meta a unidade Rio Claro do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) fechou o primeiro semestre de 2013 com saldo positivo de atendimentos. Ao todo, foram 36 mil consultas que retratam o esforço conjunto do setor administrativo, corpo médico e funcionários para que pacientes de 16 municípios da região pudessem ter as solicitações atendidas.
Líder do PSDB na Câmara Municipal, o vereador Paulo Guedes obteve informações sobre o balanço semestral através dos números divulgados pela coordenadora assistencial do AME, Patrícia Falabella Leme. De acordo com a médica, o ambulatório investe na estrutura física e nos procedimentos de trabalho para que as metas de qualidade sejam atingidas em benefício das pessoas que são atendidas diariamente.
“A produtividade só tem valor se o serviço prestado for de qualidade”, afirma Patrícia Leme. De acordo com a médica, nos últimos seis meses, o AME Rio Claro realizou também 13.200 consultas denominadas não-médicas. Enquadram-se neste setor trabalhos nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e fonoaudiologia.
O AME Rio Claro tem como característica principal ser uma unidade clínica ao invés de cirúrgica como ocorre em outras cidades. Mesmo assim, revela Patrícia Leme, neste primeiro semestre do ano foram realizadas 1.140 pequenas cirurgias. Na maioria dos casos, a intervenção cirúrgica ocorreu para a retirada de pequenos tumores da pele.
Questionada por Paulo Guedes, a coordenadora assistencial confirmou que o AME Rio Claro realizou de janeiro a junho deste ano 60 mil exames laboratoriais. Ultrassom, Raio X e endoscopia foram os tipo de exames realizados com mais frequência no período.
O parlamentar indagou o AME Rio Claro se no momento há serviços disponíveis que não estariam sendo utilizados. Patrícia Leme observou que sobram vagas para exames de mamografia devido ao convênio que a Prefeitura de Rio Claro possui direcionando pacientes para outra unidade médica.
O orçamento do governo estadual para Rio Claro e região, no que diz respeito ao AME, é de R$ 950 mil. Deste valor, 70%, ou seja, R$ 665 mil são destinados para o atendimento de pacientes que moram em Rio Claro.
Em busca de melhorar cada vez mais a excelência do serviço prestado, o AME Rio Claro avança com o processo seletivo para a contratação de mais quatro médicos. “Os números mostram que tivemos um primeiro semestre intenso onde o esforço coletivo foi fundamental para que pudéssemos dar conta da demanda”, sinaliza a coordenadora. “A saúde pública é um desafio para todos no país, mas, com a ajuda de profissionais preparados e funcionários dedicados conseguimos transpor barreiras transformando obstáculos e fonte de energia para vencer novos desafios”, acrescentou a médica Patrícia Leme.
Para Paulo Guedes, o trabalho desenvolvido pela equipe do AME Rio Claro precisa ser analisado levando-se em conta todos os aspectos que formam o conjunto operacional. “Há procedimentos que são encaminhados para São Paulo. A partir daí, a unidade local necessita de agendamentos que podem causar demora. Mas, com 36 mil consultas realizadas em Rio Claro, a unidade mostra que o trabalho é responsável e necessário. Imaginem como estaria a saúde pública em nossa cidade hoje sem o AME?”, indaga.