
Vereador Professor Dalberto (PDT) e o Diretor Legislativo da Câmara Municipal, José Roberto Sant’Anna.
A Câmara Municipal apresenta um patrimônio cultural significativo para o município de Rio Claro. No entanto, o processo de manutenção destes bens culturais apresenta vários desafios, dentre eles o de promover uma maior cooperação entre os diversos segmentos da Casa, além de incentivar a participação das pessoas.
Nesse contexto, foi aprovado o Projeto de Resolução 19/2013, de autoria do vereador Professor Dalberto (PDT), que cria o Centro de Memória da Câmara Municipal com o objetivo de reunir, gerenciar, divulgar e preservar fatos históricos referentes à trajetória do Legislativo rio-clarense.
“A Câmara Municipal possui mais de 168 anos e conta com diversos registros de eventos que merecem ser lembrados, sejam eles por sua relevância histórica ou política” comenta o vereador Professor Dalberto.
O Centro de Memória deverá ser composto de um conjunto documental, formado por impressos, manuscritos, folhas datilografadas, arquivos fonográficos ou qualquer outra mídia existente e seus registros deverão ser divulgados por meio de ações junto à comunidade, que evidenciem sua importância no contexto histórico do município.
O projeto prevê a possibilidade de convênios e parcerias entre o Legislativo e outros órgãos públicos, inclusive com setores da iniciativa privada, com o objetivo de dotar o Centro de Memória de condições técnicas adequadas para o seu funcionamento e divulgação.
Professor Dalberto salienta que o projeto do Centro de Memória consolida o resgate da memória institucional, mas, sobretudo, o estabelecimento de uma porta de entrada e a ligação entre o Parlamento e a comunidade rio-clarense. “Devemos desenvolver uma política de proteção ao patrimônio histórico e documental da Câmara de Vereadores e dessa forma garantir a preservação, conservação e acesso de todo este material aos estudantes, pesquisadores e à sociedade em geral” explica o vereador.
O diretor Legislativo, José Roberto Sant’Anna, ressaltou a importância deste projeto no que diz respeito à restauração e preservação da memória dos vereadores e personalidades que fizeram parte da história do parlamento de Rio Claro. “O Centro de Memória reunirá todo o acervo documental e iconográfico da história política legislativa de Rio Claro, sua documentação parlamentar, o arquivo fotográfico, as coleções de jornais, as atas das sessões plenárias, os anais da Casa e os processos legislativos e administrativos de interesse de pesquisadores”.
A cargo da equipe de Comunicação, o site do Memorial Legislativo já está em desenvolvimento e será uma das ferramentas a serviço da população do Centro de Memória da Câmara Municipal de Rio Claro.