- Educação, Notícias, Saúde, Segurança

Conscientização sobre o perigo das drogas e concurso cultural integra a Semana Municipal Antidrogas

Compartilhe:

Conscientizar os jovens e a população em geral sobre os problemas ocasionados pelo uso de drogas. Esse é o objetivo da Semana Municipal Antidrogas, que acontece de 20 a 26 de junho e teve como parte das atividades a formatura dos alunos que integram o programa GEDUC e o concurso cultural “Todos contra as drogas” promovido pela Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal.

A vereadora Raquel Picelli (PT), autora do projeto de lei que criou a Semana Municipal Antidrogas e também da lei municipal e instituiu o programa GEDUC, destacou a importância do trabalho integrado entre a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil. “Precisamos cada vez mais envolver a sociedade nesta causa, pois através da conscientização poderemos prevenir o consumo de entorpecentes e minimizar os danos causados pelas drogas” explica.

O programa GEDUC (Guarda Educacional da Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Rio Claro) é desenvolvido com as crianças do Ensino Fundamental ao longo de três meses e recorre a uma abordagem didática, ajustada à compreensão do público infantil sobre questões relacionadas com a prevenção do uso de drogas e suas maléficas consequências.  O método faz uso de palestras, debates e o material de apoio são distribuídos gratuitamente aos estudantes. Nesta quarta-feira (26), na E. M. Marcelo Schmidt, houve a formatura da turma do Instituto Allan Kardec.

Por sua vez, o concurso cultural “Todos contra as drogas” tem por objetivo escolher a melhor frase criada entre os estudantes do ensino médio das redes pública e privada, bem como os estudantes do ensino superior do município e simultaneamente difundir o sentimento de prevenção para, após a escolha, ser criado um selo representativo da referida frase, que unirá às ações dos diversos projetos de combate e prevenção às drogas já existentes.

Os itens de julgamentos foram os seguintes: criatividade, originalidade e adequação ao tema e a sua utilização em um selo representativo. Os vencedores receberão nesta sexta-feira (28), em cerimônia no Plenário da Câmara Municipal, troféus e diplomas.