O vereador Professor Dalberto (PDT), em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), organizou no último sábado (15), no Centro Social Terra Nova, conhecido popularmente como Complexo do Padre Jocelir, um mutirão de vacinação de cães contra a Cinomose que imunizou mais de 200 animais.
“A Cinomose é uma doença grave, altamente contagiosa, que precisa ser combatida através de campanhas de vacinação e de esclarecimentos, principalmente junto à população carente que não tem condições financeiras de levar seu animal periodicamente ao veterinário” destacou o vereador Professor Dalberto. “Não posso deixar de agradecer os veterinários Jonas Faria e Rafael Lautenschlaeger que voluntariamente prestaram um serviço digno de louvor e possibilitaram que este mutirão alcançasse seu objetivo” concluiu o vereador.
Transmitida por meio de um vírus, a Cinomose, doença contagiosa que acomete cães, principalmente no primeiro ano de vida, tem alta taxa de mortalidade, mesmo quando tratada. Embora seja uma doença grave, ela pode ser prevenida através da vacinação que deve ser feita a partir de 45 dias de vida do animal.
A vacina aplicada foi a V10 que protege contra as principais doenças que afetam os cães domésticos: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza, Hepatite Infecciosa Canina e quatro tipos de Leptospirose, totalizando 10 diferentes tipos de antígenos.