
Quadra poliesportiva descoberta prejudica a realização das aulas de educação física
Problema que afeta diversas escolas do município, a falta de quadra poliesportiva coberta também causa transtornos da Sylvio de Araújo – estabelecimento de ensino que conta com mais de 600 alunos, entre eles estudantes com deficiência, no bairro São Miguel.
De acordo com Júlio Lopes, que está vistoriando as condições das escolas da cidade, as condições do piso da quadra podem ser consideradas boas restando apenas o reforço da pintura. Porém, sinaliza o vereador, a falta de cobertura coloca em xeque a realização das aulas de educação física.
Segundo o parlamentar do PP, em dias de sol forte ou nublado, as aulas precisam ser suspensas. “Assim como foi feito na escola Djiliah Corrêa, escola que vai inaugurar em breve nova quadra coberta que conta inclusive com palco para o desenvolvimento de atividades culturais, a Sylvio Araújo também precisa da atenção do poder público”, defende.
Na avaliação do vice-presidente da Câmara Municipal, a cobertura da quadra poliesportiva não vai resolver todos os problemas da escola no que diz respeito a fornecer condições adequadas à prática da educação física.
Júlio Lopes também considerou a necessidade de se construir novos vestiários próximos à quadra. “A escola conta com apenas dois sanitários. Para a quantidade de pessoas que utilizam este espaço, podemos dizer que estamos diante de um absurdo”, afirmou.
Outra situação levantada pelo parlamentar na escola refere-se à necessidade da colocação de grade de proteção entre a quadra e a área que funciona como estacionamento de carros para os professores. Sem a grade, veículos ficam expostos a danos nos períodos em que acontecem as aulas de educação física.
Para o vereador, a solução dos problemas acima mencionados passa por parceria entre a prefeitura e o governo federal. A seu ver, enquanto o governo federal, através Ministério da Educação, pode viabilizar a cobertura da quadra caberia ao poder público municipal construir os novos vestiários, uma sala adequada para que os materiais esportivos utilizados nas aulas de educação física possam ser guardados em segurança e a grade de proteção.
Júlio Lopes destacou ainda que na escola Sylvio de Araújo é desenvolvido o projeto Nova Ação voltado ao futebol feminino. “Este trabalho conta com resultado positivo. Rio Claro teve uma atleta convocada para a categoria sub-17 da seleção brasileira feminina de futsal”, disse. O vereador informou a direção da escola que estará em contato com a Secretaria Municipal da Educação para discutir os assuntos.