- Notícias

Descarte adequado de lixo tóxico gera ação parlamentar

Compartilhe:

Vereador Paulo Guedes acompanhado da moradora Renata Toledo e do funcionário João Fernandes.

As confusões e a falta de informações sobre o que fazer com pilhas e baterias que não estão mais em uso são questionamentos frequentes da população. Diante deste cenário, o vereador Paulo Guedes apresentou na última sessão legislativa requerimento no qual solicita a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sepladema) a possibilidade de implantar junto aos ecopontos do município um espaço adequado só para o descarte de lixo tóxico. A propositura foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Para o vereador Paulo Guedes um local apropriado para o descarte de lixo tóxico, tais como, pilhas e baterias é a melhor opção para evitar que este tipo de material seja prejudicial ao meio ambiente.

De acordo com Paulo Guedes, o município possui ecopontos distribuídos em locais estratégicos para descarte de produtos como: materiais recicláveis como plástico, papel, papelão, vidros e ferragens, além de móveis velhos e entulhos de construção.

“Os ecopontos recebem pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, porém este material é colocado nas caçambas junto com outros entulhos. Verifico que não seja complicado ou gere custos altos para realizar a adaptação para a instalação de um recipiente exclusivo para descarte de lixo tóxico. A quantidade excessiva de pilhas e baterias de celulares, que trazem metais pesados em sua composição tais como cádmio, chumbo e mercúrio, pode ser prejudicial a saúde, se descartado de maneira incorreta”, afirma o vereador.

Paulo Guedes enfatiza que agora o requerimento será encaminhado ao poder Executivo e espera que sua solicitação seja atendida em breve. “Além disso, seria importante também que a prefeitura realizasse campanhas constantes sobre descartes de lixos e entulhos, englobando tanto o despejo irregular de lixos em terrenos, quanto a maneira correta de descartar o lixo tóxico”.

Para concluir, Paulo Guedes ainda manifesta outro benefício caso a prefeitura acate sua solicitação. “Realizando a adequação de um espaço específico para o descarte tóxico podemos estimular a educação ambiental”.