- Notícias

Alerta sobre avanço da erosão no Conduta completa três anos, sinaliza Júlio Lopes

Compartilhe:

Júlio Lopes faz alerta devido ao avanço da erosão às margens do córrego no Jardim Conduta.

Rachaduras nas paredes de residências localizadas nos bairros Cidade Nova e Boa Morte, por conta de problemas que causaram deslocamento do solo, provocaram danos materiais aos proprietários e prejuízos financeiros aos gestores públicos responsáveis pela recuperação das áreas.

Problema semelhante ameaça casas localizadas na Avenida P-43 no Jardim Conduta. O alerta é feito pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Lopes que há três anos cobra da prefeitura plano de ação para recuperar das margens do córrego.

“É preciso providenciar licença ambiental e projeto junto à Cetesb para que o serviço possa ser feito. A prefeitura ou a concessionária responsável pelo esgoto da cidade precisa resolver esta situação”, enfatiza o parlamentar.

O impasse, pontua o vereador, ocorre devido ao avanço da erosão às margens do córrego. A calçada não existe no local. Pior ainda, alerta o parlamentar, é que a pavimentação asfáltica já apresenta trincas o que coloca em risco a rede elétrica.

“O solo está cedendo o que compromete a segurança dos postes da Elektro. Sem calçadas, há poste fixado na rua. Temos de buscar solução antes que ocorra um grave problema neste local”, afirma Júlio Lopes ao revelar que o assunto é de conhecimento da administração municipal bem como do Ministério Público.

Desde 2010, o parlamentar vem abordando o problema no Plenário do Legislativo. O último dos requerimentos, cujo texto trata da recuperação das margens do córrego, foi aprovado em janeiro deste ano.

Com amplo trabalho na área do meio ambiente, onde ocupa atualmente o cargo de presidente do Conselho Fiscal das Bacias do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Júlio Lopes avalia que o serviço precisa ser executado nesta época do ano por conta da estiagem.

Na vistoria, ele verificou a necessidade dos gestores públicos colocarem com urgência uma grade de proteção. “O local oferece perigo. Nesta região há muitas crianças e o acesso ao córrego é direto”, disse.

Júlio Lopes diz não ser admissível o município fazer investimentos volumosos na área de saneamento básico, via parceria público-privada, e ao mesmo não tomar conhecimento de problema tão grave quanto este que tira o sono de muitos moradores do Jardim Conduta.