Representantes da Usina Iracema aceitaram proposta de parceria com o governo estadual e prefeitura para asfaltamento de três estradas vicinais de Rio Claro.
A proposta havia sido apresentada no início de maio em reunião com o vereador Paulo Guedes (PSDB) em companhia do secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto De Lucca.
Conforme a proposta aceita, a empresa passa a custear o levantamento topográfico das vicinais de Jacutinga (RCL 060), Sobrado (RCL 151) e da Rua Seis (RCL 338). Todas são consideradas estratégicas por darem acesso à rodovia Wilson Finardi, que liga Rio Claro a Araras.
A confirmação do trabalho conjunto aconteceu na última semana em reunião dos representantes da Usina Iracema com o vereador, o secretário, o prefeito Du Altimari, o secretário municipal de Obras, Rodrigo Musso, e o engenheiro Leonaldo Carbinati. A empresa esteve representada por Ricardo e Alcides.
Paulo Guedes considera o resultado um exemplo de sucesso na participação do setor produtivo com os poderes públicos. Ele explica que em abril tratou dos primeiros detalhes com o governo estadual através do DER – Departamento de Estradas de Rodagem. “A ideia de parceria surgiu de reunião em São Paulo e hoje é uma realidade, já na primeira fase, que é o levantamento topográfico”.
O conjunto total das obras é orçado em R$ 14,3 milhões. O objetivo é conseguir desafogar o trânsito concentrado atualmente na Avenida Brasil. A estimativa é que aproximadamente 27 mil veículos circulam por esta via principal que interliga o Distrito Industrial a 25 bairros.
Segundo o secretário municipal Carlos Alberto, a topografia é o primeiro passo para mapear as vicinais e definir as obras necessárias, como pontes, acessos e acostamentos. “O mapeamento possibilita o projeto a ser feito pelo governo estadual para que as parcerias ofereçam as condições para o conjunto das obras”, acrescenta.
Ao assinalar a pronta receptividade dos representantes da usina, Paulo Guedes refere-se aos programas de responsabilidade social da empresa.
“A Usina Iracema é conhecida por sua atenta relação com a comunidade regional, mais uma vez, Rio Claro e região contam com seu apoio”, finaliza.