A 7ª Campanha de Prevenção à Cegueira Proveniente de Glaucoma e Catarata promovida pela União dos Ferroviários Aposentados (UFA) neste sábado, dia 25, no Grupo Ginástico RioClarense atingiu o número de 1.188 atendimentos gratuitos. As informações são da vereadora Maria do Carmo Guilherme, que este todo ano colabora com a divulgação da campanha dando destaque na tribuna da Câmara Municipal.
Para o presidente da UFA José Otávio Sanches Varella a campanha, que aconteceu entre 8h e 17h, foi um sucesso. “Tivemos um grande número de participantes; é gratificante poder ajudar na qualidade de vida das pessoas. Outro ponto fundamental, é transmitir à população a importância de exames preventivos.”
Esta atenção e maior conscientização com a saúde dos olhos por parte da população também foi enfatizada pela oftalmologista Cilene Cerri Ahdmad. “Estamos muito contentes, pois o público que aderiu a campanha está crescente.”
A vereadora Maria do Carmo Guilherme, que é assistente social, avaliou a campanha como uma ferramenta de acuidade com a população carente. “Muitas vezes pacientes perdem a visão por não terem recursos financeiros para consultarem um oftalmologista. Venho acompanhando e ajudando na divulgação da campanha. Como vereadora, já estou elaborando um projeto de lei que institui no Calendário Oficial do Município a campanha de Prevenção à Cegueira Provenientes de Glaucoma e Catarata. “Com a aprovação da propositura, a campanha contará também com a participação de ONGs, entidades e Fundação Municipal de Saúde”, esclarece.
De acordo com Maria do Carmo, as pessoas que foram diagnosticadas com algum problema recebiam o encaminhamento necessário. Cícera Rufino esteve no Ginástico no período da manhã agradeceu aos organizadores pela atenção e ressalta que campanhas como esta são importantes para a população.