A confirmação feita pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba sobre a instalação do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Cinapsi) na Casa de Saúde Bezerra de Menezes está gerando algumas dúvidas por parte da população, já que a proposta de trabalho sofrerá alterações e se adequará as indicações do governo federal. Neste sentido, a vereadora Maria do Carmo Guilherme esclarece as mudanças previstas em relação ao atendimento do Bezerra de Menezes.
Maria do Carmo destaca que a DRS encaminhou resposta de dois requerimentos de sua autoria aprovados na sessão do dia 22 de abril. “Segundo as informações da DRS, neste momento está ocorrendo o processo de elaboração do Plano Operativo dos recursos oriundos da secretaria estadual de saúde a serem aplicados na implementação do Cinaps.”
A vereadora enfatiza que esta nova abordagem irá diminuir o número de leitos de internação, aprimorar o atendimento e diminuir o tempo de internação. Conforme declara a DRS, o objetivo é utilizar a internação em último caso, em situações de crise e continuar o tratamento na rede ambulatorial. Para a vereadora esta nova proposta está alinhada às diretrizes do governo federal que defende a ideia de não afastar o paciente do vínculo familiar, permitindo uma melhor adaptação para o convívio em sociedade.
“Serão 88 leitos, sendo 44 destinados à psiquiatria e 44 para dependentes de álcool e drogas. É importante informar também que os leitos serão divididos igualmente entre homens e mulheres”, explica Maria do Carmo.
Outro esclarecimento que a vereadora Maria do Carmo presta é sobre a ampliação do corpo clínico do Bezerra de Menezes. “O Bezerra poderá receber médicos residentes multidisciplinares, o que significa um grande avanço no atendimento”, comemora a vereadora.
O comprometimento de agentes políticos para encontrar mecanismo de colaborar com a Casa de Sáude Bezerra de Menezes foi ponto defendido pela vereadora Maria do Carmo Guilherme. “No inicio do ano, o prefeito municipal, vereadores e deputados se uniram para atuarem em prol do Bezerra de Menezes. Hoje, colhemos os frutos deste trabalho em conjunto, no qual a população de Rio Claro é a maior beneficiada”, conclui a vereadora.