- Segurança

Presidente da Câmara reivindica projetos de segurança em reunião com ministro

Compartilhe:

O alto índice de violência em Rio Claro vem mobilizando o Poder Legislativo. Por meio de requerimentos e ações parlamentares, os vereadores estão buscando mecanismos e apoio para a redução de crimes no município.
Neste sentido, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Agnelo Matos, esteve em Brasília em reunião com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso para reivindicar a implantação de projetos de segurança no município. Segundo Agnelo, foram entregues ofícios explicando as necessidades de Rio Claro.
Dentre as solicitações, o presidente do Legislativo destaca que a administração de Rio Claro já firmou com êxito convênio federativo para a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) durante a gestão do presidente Lula, porém há a necessidade de aprimoramento. “A primeira etapa contemplou a cidade com 23 câmeras de videomonitoramento. Entretanto, acredito que por Rio Claro ter aproximadamente 200 mil habitantes é preciso ampliar este número. Por isso, requeiro a expansão deste projeto de prevenção com novos equipamentos, além de adequações e modernização da Guarda Civil Municipal de Rio Claro”, enfatiza Agnelo Matos.
O vereador avalia que esta reivindicação ao Ministério da Justiça para a ampliação do GGIM é essencial à melhoria da eficácia dos serviços prestados pela Guarda Civil, colaborando com as investigações das ocorrências e coibindo a prática de crimes nas áreas monitoradas.
Outro ofício entregue ao ministro refere-se a inclusão de Rio Claro ao Projeto Juventude e Prevenção da Violência. Segundo informações do governo federal o projeto visa contribuir para o enfrentamento da violência envolvendo adolescente de 12 a 18 anos, e jovens de 19 a 24 e possui entre seus eixos prioritários o investimento em ações sociais de cunho preventivo cujo público alvo são jovens de 15 a 24 anos.

Agnelo ainda ressalta a solicitação de um projeto específico para as mulheres. “A Câmara Municipal e a prefeitura têm uma atuação forte em relação à defesa dos direitos das mulheres e, em um dos ofícios entregue ao ministro, destaco este movimento em Rio Claro. Com este intuito estou pedindo que a cidade seja contemplada com o Projeto Mulheres da Paz, que tem como objetivo capacitar mulheres a se tornarem multiplicadoras de ações positivas e mediadoras sociais a fim de fortalecer as práticas políticas socioculturais desenvolvidas por elas e para elas, além de fortalecer as redes de prevenção da violência doméstica e enfretamento às violências que compõem a realidade local”, explica o vereador.
O presidente do Legislativo Agnelo Matos também informa que encaminhou o pedido para a instalação da 2ª Vara do Trabalho e de uma Vara da Justiça Federal, facilitando o acesso do cidadão à justiça, bem como evitando a sobrecarga de processos nas Varas da capital do estado.