Professor Dalberto (PDT) firma parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) para campanha de combate a Cinomose
A Cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, que afeta cães de qualquer raça ou idade e freqüentemente os leva à morte. É considerada a maior ameaça à saúde dos cães depois da raiva e pode ser transmitida através de secreções nasais, saliva, fezes, e urina de animais infectados. Mesmo podendo ser evitada, ela ainda mata ou faz sofrer centenas de milhares de animais todo ano.
Por conta desse grave problema o vereador Professor Dalberto (PDT) conseguiu trazer para Rio Claro a Campanha Pela Erradicação da Cinomose com o apoio da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa).
Embora seja uma doença grave, a Cinomose pode ser prevenida através da vacinação que deve ser feita a partir de 45 dias de vida do animal. “A Cinomose é uma doença grave, altamente contagiosa, que precisa ser combatida através de campanhas de vacinação e de esclarecimentos, principalmente junto à população carente que não tem condições financeiras de levar seu animal periodicamente ao veterinário” destaca o vereador Professor Dalberto. “Conseguimos gratuitamente junto a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), entidade responsável pelo Hospital Veterinário Público de São Paulo, para início da campanha, cerca de 300 vacinas que serão destinadas a população de baixa renda de Rio Claro. É um primeiro passo de uma série de ações que visam promover o Bem Estar Animal” conclui o vereador.
De acordo com o veterinário Wilson Grassi, um dos organizadores da Campanha, o objetivo é realizar e incentivar a realização de mutirões de vacinação. A idéia é diminuir a incidência da Cinomose, até erradicá-la por completo. “O objetivo da campanha é, em cinco anos, erradicar esta doença que leva tanto sofrimento aos animais e suas famílias” declarou.
É necessário salientar que os animais que irão receber a vacina deverão, obrigatoriamente, ser previamente cadastrados. Por conta disso, membros do gabinete do vereador irão circular pelo bairro Terra Nova a fim de realizar o cadastramento dos cães e esclarecer a população sobre a doença.
O posto de vacinação será montado no Centro Social Terra Nova, conhecido popularmente como Complexo do Padre Jocelir, localizado na Avenida Marco Antônio Padula, 1043 e irá funcionar das 9 às 12 horas. O primeiro mutirão em Rio Claro será realizado no dia 15 de junho, sábado, e a estimativa é de imunizar cerca de 300 cães que receberão ainda atendimento clínico veterinário.
Dúvidas e outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (19) 3526-1300 e 3526-1303, no Gabinete do vereador Professor Dalberto.