O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 e é celebrado anualmente desde então no dia 5 de junho para chamar a atenção e desenvolver ações políticas visando aumentar a conscientização para a preservação ambiental. Desta forma, a Câmara Municipal de Rio Claro aprovou na segunda-feira (20) um Projeto de Decreto Legislativo que institui a “Semana Municipal do Meio Ambiente” a ser comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de junho.
De autoria do líder do executivo, vereador João Zaine, a Semana do Meio Ambiente tratará de temas específicos relacionados aos recursos hídricos (oceanos, rios, lagos, lagoas e mananciais), atmosfera, clima, tempo, ecossistema, biomas, ciclos biogeoquímicos e premiará as personalidades e empresas que contribuírem de forma relevante para a manutenção e conservação do lugar em que vivemos com a medalha de honra “Mérito Ambiental”.
Também está previsto durante a semana, palestras, seminários, debates, exposições e concursos abordando os mais variados temas referentes ao desenvolvimento sustentável, compreendendo o meio ambiente como um todo.
Nesse sentido, de acordo com o vereador, Rio Claro deve se mobilizar e realizar sua ação de responsabilidade sócio-ambiental. “Devemos buscar parcerias entre o Legislativo, Executivo e demais instituições, para que juntas, possam colaborar com a discussão e conscientização da população sobre os cuidados do meio ambiente e principalmente, divulgar as boas práticas e experiências de sucesso que possam ser compartilhadas entre as indústrias, comércio e comunidade em geral” explica João Zaine.