O Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 20, o projeto que institui a Semana do Evangélico em Rio Claro a ser comemorada anualmente na segunda semana de setembro e incluída no calendário oficial do município a partir de 2013.
Na tribuna, o vereador Anderson Christofoletti observou que na Semana Evangélica serão promovidos eventos pela comunidade religiosa utilizando espaços e logradouros à realização cabendo para a prefeitura o apoio institucional na divulgação e preservação da data.
“A Comissão Organizadora da Semana do Evangélico será composta por três membros indicados pelo Conselho dos Pastores Evangélicos de Rio Claro, a Coperc”, afirmou o vereador ao apresentar o projeto acrescentando que “todas as instituições e igrejas evangélicas do âmbito municipal poderão participar das reuniões de organização do evento, ficando, entretanto, as decisões finais a cargo da Comissão Organizadora”.
Antes da votação, através da Tribuna Livre, o pastor da Igreja em Rio Claro, Luiz Gonzaga fez a leitura do texto: Importância do evangélico. Oriundos da chamada Reforma Protestante do século XVI, que estabeleceu um novo segmento cristão, os evangélicos defendem cristianismo influenciado apenas por critérios procedentes do conteúdo da Bíblia.
O pastor Luiz Gonzaga enfatizou que nos tempos atuais, os evangélicos, em número cada vez maior, seguem na busca da prática cristã como fator de estabilidade e progresso pessoal, familiar e social. “Aos templos evangélicos, semanalmente, se achegam pessoas, às centenas, procurando na fé do evangelho saída para as drogas, à desestrutura familiar, para problemas de saúde física e emocional, para as crises diversas, e principalmente, para solucionar a maior das questões humanas que é o vazio existencialista”, destacou.
Em sua fala, Luiz Gonzaga enfatizou ainda a luta dos evangélicos contra a legalização do aborto, o combate à miséria, entre outros pontos. “Pedimos a esta Câmara que nos apoie neste trabalho em favor da população de Rio Claro aprovando a Semana do Evangélico como ferramenta importante para intensificarmos o que já está sendo realizado”, finalizou o pastor.
Encerrada a votação, Anderson Christofoletti agradeceu ao apoio dos demais parlamentares na Câmara dizendo que o trabalho realizado pelas instituições e igrejas evangélicas têm sido de extrema importância não só de caráter religioso, mas sendo um braço importante do poder público nas questões sociais e culturais.
“Trabalhos importantes como assistência social, unidade familiar, paz e até auxílio na prevenção e no tratamento de dependência química tem sido alcançado em todos os bairros da cidade, porém, apenas no âmbito interno das instituições”, comentou.
Acompanharam a votação no plenário os seguintes pastores: Valdecir, Moisés Cardoso, Antonio Tozzi, Antonio de Assis, Fátima Vargas, Joel Cardoso, Divino Passos, José Magri, Vanessa Christofoletti, Elias Custódio e Marcelo da Igreja do Evangelho Quadrangular; Luiz Gonzaga, da Igreja em Rio Claro; Natalino, do Ministério de Jesus a Luz do Mundo; Irmão Arlindo, da Assembleia de Deus Bom Retiro; Carlos Alberto Travensolo, da Igreja Rei de Israel e presidente da Coperc; Daiane Rodrigues e Amauri Rodrigues, ambos da Igreja Batista Nacional e o Nino da Igreja Evangélica Batista do Parque.