A escalada da violência, triste realidade que assusta os moradores da cidade neste primeiro semestre do ano, coloca a Câmara Munici
pal em estado de alerta. Em reuniões das comissões permanentes e nas sessões ordinárias, o tema é amplamente debatido. Muitas vezes, na presença de representantes das polícias Civil e Militar.
Atento a necessidade da união de esforços para que a luta contra o avanço da criminalidade tenha resultado favorável à comunidade, o vereador João Zaine, líder do Governo na Câmara, apresentou projeto que dispõe sobre a fixação de adesivos com o telefone 181 do Disque-Denúncia nos ônibus do transporte coletivo urbano bem como em locais públicos de fácil visualização.
A proposta foi aprovada, em primeira discussão, por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira. “Este projeto tem por objetivo divulgar o número do Disque-Denúncia para conhecimento da população, contribuindo para o combate da criminalidade bem como incentivando a participação efetiva da sociedade no controle e redução da violência”, justificou o parlamentar aos demais integrantes do Legislativo.
Diante dessa triste situação, Zaine observa que o Disque-Denúncia apresenta-se como ferramenta eficaz no trabalho policial que tem como objetivo a identificação dos autores dos crimes.
Na avaliação do vereador, a participação efetiva da sociedade, mesmo que de forma anônima, pode contribuir com o trabalho da polícia em casos de assaltos e golpes diversos. “Não há crime perfeito. O trabalho dos agentes de segurança, em muitos casos, necessita da ajuda da população. Por isso é que defendemos esta campanha de divulgação do Disque-Denúncia”, disse Zaine.
No projeto, o vereador sinaliza que os adesivos também deverão ser afixados em locais públicos de grande circulação de pessoas como escolas públicas, po
Os adesivos, frisa Zaine, deverão conter o seguinte texto: DISQUE-DENÚNCIA, 181, SIGILO ABSOLUTO, ATENDIMENTO 24 HORAS. O projeto será votado pela Câmara em segunda discussão antes de seguir para o Executivo que providenciará a sua regulamentação.stos de saúde, estabelecimentos bancários e terminais de passageiros.