Pela primeira vez na história de Rio Claro foi aprovada a possibilidade das sessões ordinárias acontecerem fora da casa do Parlamento.
O projeto de resolução, de autoria do vereador Professor Dalberto (PDT), aprovado em plenário nesta segunda-feira (20), institui o programa “Câmara nos Bairros”, com a perspectiva de se realizarem também sessões ordinárias fora do plenário do Legislativo.
O vereador argumenta que “o Poder Legislativo é o representante direto do povo, portanto os vereadores não podem se trancar em seus gabinetes e esperar comodamente a população e seus problemas”. Segundo ele, “com o crescimento da cidade, muitas regiões novas surgiram distantes do local onde está instalada a Câmara Municipal. Desta forma, para a população empobrecida que mais necessita do Estado, o acesso fica dificultado, daí a idéia do Legislativo ir até o bairro, prevendo inclusive convênio com órgãos da prefeitura” justifica o parlamentar.
O programa será um instrumento da Câmara Municipal voltado para a integração do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade, buscando atingirem objetivos comuns. Ele será desenvolvido durante o ano, na forma de Reunião Legislativa de Trabalho informal e Sessão Ordinária formal. A cidade será dividida em regiões e cada uma delas receberá os vereadores, equipamentos e seu acervo funcional, para alcançar os seus reais objetivos e acolher os anseios da comunidade.
Com o contato direto, o Poder Legislativo interage com os moradores e moderniza sua relação com o público. Avança-se assim da democracia representativa para a democracia participativa. Além do voto, os cidadãos conseguiriam construir, com seus representantes, a plena participação política.
O vereador Professor Dalberto pretende que nesses momentos, diversos órgãos públicos trabalhem em conjunto para atender imediatamente a população. Secretarias muito acionadas como Habitação, Educação, Saúde e Obras poderiam levar seus representantes para atuarem nas demandas da região a ser atendida pelo projeto.