- Notícias

Semana do Serviço Social destaca ética profissional

Compartilhe:

Teve início nesta terça-feira, dia 14, a quarta edição da Semana do Serviço Social. Com o tema Desafios e Conquistas do Código de Ética, estudantes e profissionais da área assistiram palestra desenvolvida pelas assistentes sociais de Limeira Paula Furlan Gomes e Marina Alencar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Rio Claro. A apresentação teve como foco central o retrato de algumas condutas registradas no Código de Ética na categoria.

A mesa de abertura foi composta pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, a secretária de Ação Social Luci Wendell, a coordenadora da Faculdade Anhanguera de Rio Claro, Débora Hellen Ferri Fais Fiocco, a coordenadora do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Claretianas, Viviane Cristina Genoldo, as palestrantes Paula Furlan Gomes e Marina Alencar e pela professora Maria Germek.

A Semana do Serviço Social tem como objetivo principal a troca de experiências entre profissionais da área através do debate, vivências profissionais, palestras e exposições públicas.

A vereadora Raquel Picelli em parceria com o ex-vereador Sérgio Guilherme foi a autora da Lei número 3336 que em 2003 instituiu a Semana do Serviço Social. Raquel incentiva que a categoria de organize cada vez mais e realize constantemente palestras, conferências e reuniões com o objetivo de fortalecer a categoria.

“Os debates não podem se restringir a apenas a programação da Semana do Serviço Social. As reflexões devem ser contínuas”, analisa a vereadora. Raquel ainda ressalta que o serviço social deve ser implantado em outras áreas que envolvem o atendimento direito com a população. “As Unidades Básicas de Saúde não contam no quadro com assistentes sociais, o que na minha avaliação é um equivoco.”

Maria do Carmo Guilherme enfatiza que entre os pontos a ser debatido durante a Semana do Serviço Social está a necessidade de empresas privadas investirem mais na contratação de assistentes sociais. “Avalio que seria positivo para as empresas adotar políticas para o bem-estar do funcionário.”

Entre os conceitos abordados na palestra sobre ética, a reflexão sobre as ações cotidianas e a formação de um profissional crítico, qualificado e articulado para valores progressistas foram os mais retratados. As palestrantes ainda salientaram o cuidado necessário para não aplicar valores pessoais nas orientações profissionais. “Cito um exemplo: se uma pessoa me pergunta algo sobre aborto eu não posso manifestar o meu posicionamento sobre o assunto e sim passar as informações corretas, explicando em que situações o aborto é permitido no Brasil”, relata Paula Furlan Gomes.

As vereadoras convidam estudantes e profissionais a participaram da elaboração da Carta das Assistentes Sociais, às 14h30, desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Rio Claro. O Decreto Legislativo 414/2012, de autoria de Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli, instituiu a Carta das Assistentes Sociais de Rio Claro, possibilita o desenvolvimento de propostas que possam aperfeiçoar a atuação e a intervenção da categoria visando à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.