- Notícias

Construção de rotatória na Avenida dos Estudantes é destacada por Paulo Guedes

Compartilhe:

Autor do Requerimento 805/2013, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na sessão ordinária de 6 de fevereiro deste ano, Paulo Guedes sinaliza positivamente para o anúncio da administração municipal de que rotatória será construída na Avenida dos Estudantes no cruzamento da referida estrada com a Rua 16-MP, no bairro Mãe Preta. “Ao confirmarem que o projeto está pronto, os gestores públicos dão uma demonstração de que estão atentos ao grave problema enfrentado por pessoas que moram ou trabalham naquela região do município”, observou o vereador.

Devido ao declive acentuado e por tratar-se de uma estrada única de mão dupla, a Avenida dos Estudantes oferece risco constante aos motoristas e pedestres. A alta velocidade dos veículos revela o desconhecimento do perigo já que entre o bairro Mãe Preta e a SP-191, Rodovia Wilson Finardi, há uma trecho onde a estrada se torna sinuosa. “Aqui não morre gente todo dia por Deus. Os veículos, principalmente caminhões, descem com tudo em ambos os sentidos e na hora de fazer as curvas na parte baixa da estrada colocam a vida de terceiros em risco”, comentou Anderson Danilo ao vereador Paulo Guedes.

A fala de Anderson Danilo retrata fatos lamentáveis ocorridos recentemente. Em julho do ano passado, os jovens Pedro Felipe Lopes, 20, e David Richard de Moraes, de 19 anos, morreram quando a moto em que estavam colidiu lateralmente contra uma camionete F-1000. Segundo o registro policial, as vítimas trafegavam no sentido Araras/Rio Claro, sendo que o motorista da picape vinha no sentido contrário.

Em junho do ano passado, o policial militar Frederico Pavlinscenkyte, 24 anos, morreu no cruzamento da Rua 16-MP da estrada devido à colisão da motoneta que conduzia com um veículo.

Em março de 2010, as empresárias Marcia Aparecida Soares, 39, e Elaine Valilo, 33 anos, morreram após se envolverem em um grave acidente na Avenida dos Estudantes. Informações da polícia dão conta que Márcia Aparecida conduzia o VW Cross Fox no sentido RC/Araras, quando na altura do número 3000 colidiu violentamente contra a traseira de um caminhão Ford Cargo estacionado no local.

Na conversa com Paulo Guedes, o morador do bairro Mãe Preta, Gustavo Amaral, faz alerta quanto aos animais soltos. Segundo ele, cavalos, vacas e cachorros cruzam a Avenida dos Estudantes o dia todo. “As curvas impedem os motoristas de visualizaram os animais. Com a alta velocidade o quadro de tensão permanente está formado”, sinalizou.

Maria Dessa dos Santos lamenta que os motoristas ignorem o risco no local. Segundo ela, o trecho é muito perigoso. “Para escaparem dos congestionamentos da Avenida Brasil muitos motoristas optam por utilizar esta estrada. Com isso, o tráfego aumentou demais nos últimos anos. É preciso implantar dispositivos de segurança com urgência”, defendeu.

Marcos Vinícius observa que o motorista que trafega pela estrada sentido à SP-191 não conta com acostamento para esperar a hora segura para acessar a Rua 16-MP. “É uma verdadeira loteria. Motoristas colocam a vida em jogo para entrar no bairro. O risco de colisões traseira ou dianteira é grande”, afirmou.

Na avaliação de Vânia Bregadiolli a implantação de rotatória vai, com certeza, conter a alta velocidade no trecho de acesso ao bairro Mãe Preta. “Falta planejamento de trânsito neste local, sem dúvida”, resumiu.

Diante dos depoimentos e do anúncio da administração municipal de que o projeto já está pronto, o vereador Paulo Guedes e moradores do Mãe Preta parabenizam o prefeito Du Altimari e solicita que os serviços tenham início o quanto antes. “Estamos falando de preservação da vida. Por tratar-se de estrada único de sentido duplo qualquer pessoa pode envolver-se em grave acidente ou fatalidade. A obra, com certeza, resolver o problema”, finaliza o parlamentar.