A quarta edição da Semana do Serviço Social, com o tema Desafios e Conquistas do Código de Ética, vai ter início nesta terça-feira, a partir das 19 horas, com palestra na Câmara Municipal. Neste primeiro dia do evento, o tema a ser abordado será Código de Ética Aplicado à Prática Profissional. A atividade vai se estender até às 22 horas.
Na quarta-feira, dia 15, de acordo com a programação oficial, vai acontecer também na Câmara Municipal mesa redonda com o tema Experiência Inovadora no Serviço Social. Estão confirmadas as presenças de representantes do Ministério Público, INSS e empresas.
A Semana do Serviço Social tem como objetivo principal a troca de experiências entre profissionais da área através do debate, vivências profissionais, palestras e exposições públicas.
A vereadora Raquel Picelli em parceria com o ex-vereador Sérgio Guilherme foi a autora da Lei número 3336 que em 2003 instituiu a Semana do Serviço Social lembrou que o exercício de sua atividade profissional como assistente social foi o responsável pelo início de sua vida política. “No Legislativo eu pude garantir legalmente essa comemoração, que é um espaço aberto e democrático, pois possibilita quem atua na área discutir as questões profissionais de seu cotidiano como também os seus direitos enquanto trabalhadores”.
O Decreto Legislativo 414/2012, de autoria das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli, instituiu a Carta das Assistentes Sociais de Rio Claro, onde todas as vivências dos profissionais de Serviço Social poderão ser relatadas e a partir daí desenvolver propostas que possam aperfeiçoar a atuação e a intervenção da categoria visando à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme que também é profissional da área destaca a importância do evento, pois ele visa enriquecer e aproximar os vários segmentos do Serviço Social. “O Legislativo estará sempre apoiando a categoria, pois sem o Serviço Social a sociedade não consegue atingir as mudanças necessárias para alcançar justiça e igualdade social” destacou a parlamentar.
Para Maria do Carmo, através do diálogo a categoria pode crescer ainda mais. A vereadora observa que a Semana do Serviço Social tem importância inquestionável pelo fato das discussões não se limitarem às profissionais que atuam no serviço público. “O trabalho é mais abrangente. Temos o foco também às profissionais que trabalham na rede hospitalar, em empresas privadas, entre outros locais”, comentou.
A Semana do Serviço Social é organizada pela Secretaria de Ação Social em parceria com o Poder Legislativo, a Fundação Municipal de Saúde, a Secretaria de Habitação, Faculdades Integradas Claretianas e pela Faculdade Anhanguera de Rio Claro.