Para marcar os 125 anos da Lei Áurea, o Shopping Center Rio Claro em parceria com a Câmara Municipal realiza a Exposição Ogum e suas Origens Culturais. A solenidade de abertura aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 8, no Espaço Cultural.
A exposição integra a programação especial elaborada pelo vereador Geraldo Luís de Moraes, o Geraldo Voluntário, autor da lei que instituiu o Dia de Ogum no município – 23 de abril – a ser comemorado na terceira semana de maio por conta da libertação dos escravos ocorrida em 1988. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo neste ano.
Na solenidade, Geraldo Voluntário agradeceu a diretoria do Shopping Rio Claro, através do administrador Fábio Freitas, que cedeu o Espaço Cultural para a montagem da exposição. Estendeu os agradecimentos à iniciativa privada que ao acreditar no trabalho viabilizou a montagem da exposição e também a presença dos sacerdotes que representam a cultura africana na cidade.
“Através desta exposição, a comunidade de Rio Claro e região terá a possibilidade de conhecer com riqueza de detalhes a cultura milenar da comunidade negra que tanto influencia o dia-a-dia do povo brasileiro”, comentou o parlamentar.
A solenidade contou com as presenças dos seguintes religiosos: Pai Silvio de Xango, Pai André Luis de Moraes, Mãe Fátima de Moraes, Pai Fabiano de Oya, Pai Luis, Mãe Ivani, Mãe Maria de Oxossi, Pai Elisio, Mãe Luciana, Mãe Eva, Pai José, Pai Fabio de Xango, Pai André, Mãe Antonia e Mãe Érica.
A classe política esteve representada por: deputado Aldo Demarchi, vice-prefeita Olga Salomão, vereadores Júlio Lopes e Maria do Carmo Guilherme, secretário da Cultura Sérgio Desiderá e a superintendente do Arquivo Público Maria Teresa de Arruda Campos.
A exposição visa divulgar aos frequentadores do Shopping Rio Claro a beleza e exuberancia da cultura milenar africana, através de fotos, esculturas, roupas tradicionais oriundas da Nigéria e Africa do Sul, em conjunto com artistas plasticos da comunidade rio-clarense.
Histórico
Ogum é na cultura yorubá, o orixá ferreiro, está presente no cotidiano da população do mundo inteiro, por se tratar de uma energia presente na natureza. Divindade da generosidade, tecnologia, civilização, agricultura e medicina. Fazendo um paralelo com o homem, Ogum representa o homem que tem como prioridade o trabalho para a conquista de seus ideais, companheiro e justo em suas ações.
Foi uma das primeiras divindades cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental, por representar o ferro, mineral confeccionado através do fogo. Elemento esse que possibilita ao homem criar ferramentas para atuar em áreas de extrema importância para a humanidade.
Na tradição religiosa do catolicismo, Ogum é sincretizado como São Jorge pelas características do santo guerreiro, assim como na divindade africana, é protetor e defensor dos policiais e da cavalaria. No Rio de Janeiro, Dia de Ogum é feriado Municipal