- Notícias, Segurança

Olga Salomão defende ação conjunta com a Câmara na busca por apoio do governo paulista para a conter alta da violência

Compartilhe:

Prefeita em exercício, Olga Salomão esteve na Câmara Municipal na noite da última segunda-feira, dia 29. O presidente do Legislativo, Agnelo Matos, suspendeu a sessão ordinária por cinco minutos para que ela pudesse falar com os vereadores.

Olga alertou aos parlamentares para a necessidade da união de esforços do Executivo e Legislativo para que juntas as forças políticas da cidade possam sensibilizar o governo do Estado de São Paulo em busca de apoio no combate ao avanço da criminalidade.

A prefeitura em exercício apresentou na Câmara números divulgados pela Secretaria do Estado de Segurança Pública que apontam que o número de furtos, no primeiro semestre deste ano, aumentou 325% com relação ao mesmo período no ano passado.

Os casos de roubos, disse Olga Salomão, aumentaram 88% levando-se em conta o balanço do primeiro trimestre do ano. Segundo ela, os casos de furtos e roubos em São Carlos e Araraquara, cidades da região, apontaram queda no mesmo período.

No ofício enviado ao secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira e ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, o Executivo e Legislativo sinalizam que o poder público municipal tem realizado ações efetivas no sentido de colaborar com o Estado e reverter este quadro (alta da criminalidade).

Diz parte do trecho: “Implantamos nas vias públicas sistema municipal de monitoramento por câmeras, pagamos aluguel, contas de água, luz e telefone de vários imóveis em que funcionam setores da segurança pública, cedemos funcionários e temos mantido de prontidão nossa Guarda Civil Municipal”.

Apresentado a situação preocupante que encontra-se a cidade, o poder público municipal, com o apoio da Câmara Municipal, reivindica “plano emergencial para que ações integradas com o Governo Estadual possam restabelecer uma situação capaz de devolver a tranquilidade aos moradores de Rio Claro”.

Assinaram o documento: Olga Lopes Salomão, prefeita em exercício; Agnelo da Silva Matos, presidente da Câmara Municipal e os vereadores Júlio Lopes, Maria do Carmo Guilherme, João Zaine, Anderson Christofoletti, Professor Dalberto, Raquel Picelli, Sérgio Moracir Calixto, José Pereira dos Santos, Geraldo Voluntário, Juninho da Padaria e Paulo Guedes.

Encerrada a fala da prefeita em exercício, Agnelo Matos destacou a importância do ato ao dizer que o restabelecimento da sensação de segurança tratar-se de um clamor popular. “Lamento os fatos que levaram o município a esta situação preocupante no ranking estadual da segurança pública e avalio que juntos poderemos atingir o nosso objetivo que é o de levar ao governo paulista a reivindicação da nossa comunidade. Esta situação precisa ser revertida com urgência”, finalizou o presidente da Câmara Municipal.