- Notícias

João Zaine presta homenagem a Paulo Skaf pela redução das tarifas de energia elétrica

Compartilhe:

Líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador João Zaine esteve no último dia 25 de abril na sede do Ciesp/Fiesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – com empresários locais. Na ocasião, o parlamentar fez a entrega da Moção de Aplausos ao presidente das entidades, Paulo Skaf pela luta que encabeçou em prol da redução das tarifas de energia elétrica.

“Paulo Skaf sempre objetivou a excelência nas atividades em que participou. Sempre batalhou por políticas que tinham como resultado o pleno desenvolvimento do povo brasileiro”, comentou o líder do Governo na Câmara. “Ele desempenhou papel de grande relevância no processo que resultou na redução da conta de energia elétrica que em alguns setores vai atingir 28%”, acrescentou Zaine.

O parlamentar destaca que Paulo Skaf liderou a campanha Energia a Preço Justo, iniciativa lançada em 2011 pelas entidades justamente com a finalidade de evitar que as concessões de energia fossem renovadas sem uma queda no preço da conta de luz.

“Há dois anos lutamos para baixar a conta de luz. Finalmente, ganhamos a guerra. Com o apoio da presidente Dilma, da maioria dos deputados e senadores e de entidades o sonho virou realidade”, disse Skaf a Zaine ao receber a placa.

O corte, confirmou a Dilma Rousseff no início deste ano, é de 18% para os consumidores residenciais e de até 32% para a indústria e comércio, superior ao inicialmente previsto em setembro de 2012 (16,2% para residências e até 28% para a indústria)

Histórico

Empresário e político filiado atualmente ao PMDB, Paulo Skaf preside a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP).

Construiu sua carreira entre os estudos e os negócios – tendo sempre exercido função de líder tanto em grêmios estudantis quanto em entidades empresariais de peso como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sinditêxtil, a Abit e o Sebrae.

Nascido no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, construiu na mesma cidade boa parte de sua trajetória profissional e de homem público. Skaf é casado, pai de cinco filhos e tem dois netos.

A trajetória profissional teve início em 1970, ainda adolescente, quando realizou o que poderia ser classificado como primeira negociação em um acordo que lhe renderia lucro suficiente para se tornar sócio de uma tecelagem no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo.

Ao longo da década de 80, Skaf foi um próspero empresário do ramo têxtil, que teve seus negócios duramente afetados pela crise nesse setor, o que fez com que o Skaf mudasse o endereço: de São Paulo para Pindaminhangaba.

Apesar dos contratempos, Paulo Skaf marcou posição como líder do setor têxtil. Assim, em agosto de 1998, obteve votos suficientes para presidir a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, a Abit. Na ocasião, assumiu uma associação que representa 30 mil empresas, 1,5 milhão de trabalhadores, com um faturamento na casa dos 22 bilhões de dólares.

Na última década, Skaf se notabilizou pela defesa dos princípios da indústria e dos empresários, assim como por estar ao lado de projetos vinculados à educação. Com isso, a partir de 2004, quando foi eleito presidente da Fiesp, protagonizou embates ferrenhos contra a CPMF (taxação que foi abolida em 2007), do mesmo modo que passou a priorizar a educação como porta de entrada para o emprego dos jovens – neste último caso, investindo na capacitação de jovens a partir dos programas do Sesi e do Senai, instituições que ainda preside.