Problema levantado por Geraldo Voluntário junto às famílias que residem em bairros da periferia do município, o matagal começa a ser cortado em diversas localidades. A visita do democrata aos chamados pontos críticos teve início em janeiro estendendo-se até março deste ano. Na região do Jardim São Caetano – que conta com Jardim Azul, entre outros bairros, no Jardim Santa Eliza, no Terra Nova e no Jardim São Paulo, o vereador apurou que além de contribuir com a proliferação de bichos peçonhentos, o matagal coloca em risco a segurança dos moradores que circulam a pé ou deslocam-se de bicicletas principalmente no período noturno.
Na tarde da última terça-feira, dia 16, Geraldo Voluntário vistoriou as localidades acompanhado do secretário municipal de Manutenção Pública e Paisagismo, Sérgio Guilherme. No Jardim São Caetano, leia-se na Rua 8 entre as Avenidas M-23 e M-25, onde a área de lazer – que conta com um campo de futebol, estava inutilizada devido ao matagal, Geraldo Voluntário constatou que a reivindicação dos moradores que encaminhou à prefeitura através da Câmara já surtiu efeito.
A área, onde o vereador pretende colocar um playground e uma academia ao ar livre – a exemplo do que ocorre na Avenida Brasil e na Avenida Presidente Kennedy, já encontra-se em estágio avançado do processo de limpeza. O secretário Sérgio Guilherme explicou que o material pesado, como o entulho, foi retirado na primeira etapa do serviço. “Agora, vamos enviar o trator roçadeira para completar a primeira etapa da limpeza e na sequência o trabalho estará a cargo da equipe de acabamento para a vegetação rasteira que toma conta das calçadas e sarjetas também possa ser retirada”, explicou o titular da pasta de Manutenção e Paisagismo.
Guilherme explicou, ainda, que vai providenciar a poda parcial dos galhos das árvores que estão prejudicando o tráfego de veículos para os motoristas que descem pela Avenida M-23 acessando a Rua 8. “Gostaria de deixar claro que a poda ou corte de árvores só será feita com a aprovação de especialistas no setor que atuam no setor público”, disse Sérgio Guilherme ao adiantar que toda a extensão de calçadas e sarjetas que margeiam o Córrego Olinda, que se encontra tomada pelo mato, também receberá serviço de limpeza.
Na área que já recebeu parte do serviço de limpeza, onde equipamentos de lazer poderão ser implantados, Geraldo Voluntário constatou que indivíduos desconhecidos já jogaram lixo. Entre os objetos descartados, o vereador localizou um sofá. “Conversei com os moradores e eles informaram que os infratores não residem no bairro”, disse. A moradora Zilda de Souza do Nascimento comemorou a limpeza da área e afirmou: “Quem joga lixo mora em outro bairro”.
Geraldo Voluntário e Sérgio Guilherme também estiveram no CDHU do Jardim Santa Eliza. No local, o secretário adiantou que nem todas as árvores, que geram reclamações, podem ser cortadas. “Aqui é preciso saber primeiro qual local é uma APP (Área de Preservação Ambiental. A prefeitura dispõe deste profissional”, explicou o secretário.
Moradores, entre eles, Wilma Rosa, reivindicaram o corte do matagal a Geraldo Voluntário há dois meses e agora constatam que o serviço vai sair do papel. O vereador esteve ainda no Jardim São Paulo e no bairro Terra Nova apurando as carências semelhantes onde a implantação de áreas de lazer se faz necessária.
“A presença do secretário de Manutenção e Paisagismo, nestes bairros, demonstra que a limpeza destes locais não vai se limitar ao encaminhamento de uma reivindicação. Na prática, o serviço será realizado e vamos acompanhar passo a passo”, finalizou Geraldo Voluntário.