- Notícias, Saúde

Hospital regional com ação complementar de RC é alternativa para a saúde estadual

Compartilhe:

Conforme o plano de regionalização dos serviços públicos, o governo estadual projeta a instalação de um novo hospital em Piracicaba para atendimentos de média complexidade.

A iniciativa pode integrar Rio Claro ao sistema para atuação complementar no atendimento da demanda regional, o que implicaria em adequação e qualificação das unidades locais de saúde.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo coordenador de Regiões de Saúde, Affonso Viviani Junior, em reunião com o vereador Paulo Guedes. O encontro aconteceu na Secretaria Estadual de Saúde, em São Paulo, a pedido do vereador para entrega de reivindicações para o município.
Conforme o representante estadual analisou, a qualidade do atendimento cirúrgico de alta complexidade está vinculada à concentração da especialidade e da tecnologia. Ele citou os hospitais de cirurgias cardíacas como exemplo de escala concentrada. Ao contrário, a média complexidade tem condições de atendimento regionalizado, enquanto os serviços básicos dependem da descentralização.
No encontro, o vereador Paulo Guedes solicitou a ampliação da verba estadual para o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) de Rio Claro. “Este programa precisa ser ampliado porque temos verificado considerável aumento do número de pacientes”, justificou o vereador.
Paulo Guedes reivindicou também aumento dos recursos para o programa Pró
Santa Casa ao hospital da filantrópica em Rio Claro. “Os R$ 140 mil que a Santa Casa de Rio Claro recebe atualmente não são suficientes, o que tem implicado em tempo de espera em atendimentos emergenciais”, explicou ele.
O coordenador de Regiões de Saúde considerou que a instalação do hospital regional para média complexidade em Piracicaba prevê redistribuição de demandas municipais, aliviando alguns setores.
Segundo estimou, a distribuição de especialidades irá definir investimentos para serviços complementares que se integrem à política de regionalização, como é o caso de Rio Claro. Entre os investimentos em definição incluem-se previsões para atendimento das demandas apontadas pelo vereador no município.
Paulo Guedes esteve acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto De Lucca. Ambos trataram de outras reivindicações ao governo estadual junto à Secretaria Estadual de Agricultura.