- Notícias

Construção da sede própria ganha força na visita da prefeita Olga Salomão à Câmara Municipal

Compartilhe:

Olga Salomão em sua primeira oficial como prefeita em exercício esteve na tarde de quinta-feira, dia 11, na Câmara Municipal onde foi recebida pelo presidente Agnelo Matos e vereadores João Zaine, Maria do Carmo Guilherme, Professor Dalberto, Anderson Christofoletti, Geraldo Voluntário e Sérgio Calixto. Integrante da Executiva municipal do PT, o professor Luís Duarte também participou do encontro.

A prefeita em exercício destacou a importância do Legislativo no processo democrático-político do país, por tratar-se da Casa do Povo, e defendeu que a Câmara de Rio Claro consolide a sua independência através da construção da sede própria.

“Apenas através da sede própria do Legislativo é que o povo vai entender que os poderes – Câmara e prefeitura – são distintos”, ressaltou Olga Salomão. A seu ver, com as atividades vinculadas no prédio, o Paço Municipal, as pessoas acabam rotulando todos os funcionários como sendo da prefeitura.

Agnelo Matos, que tem a construção da sede própria como meta prioritária do seu mandato como presidente da Câmara, fez discurso alinhado às palavras da prefeita em exercício por também avaliar que a busca pelo espaço físico próprio além de ser histórico vai trazer um ganho inquestionável ao Poder Legislativo. “Trabalhamos neste sentido. A construção da sede própria está na pauta prioritária da atual Mesa Diretora. Quero destacar que os poderes, atualmente, são distintos, porém, harmoniosos”, disse o presidente da Câmara.

Líder do governo na Câmara, João Zaine também destacou a importância da Câmara ter a sua ‘Casa’ lembrando que atualmente quando se discute projeto acostumou-se dizer: “O projeto subiu ou o projeto desceu”. E, completou: “Estamos diante de um fato histórico. Esta é a primeira vez que o grupo político de centro-esquerda comanda o Executivo e o Legislativo ao mesmo tempo”.

Olga Salomão adiantou aos parlamentares que as leis de zoneamento e parcelamento do solo serão enviadas à Câmara Municipal nos próximos dias. Comentou, ainda, que a prefeitura caminha a passos largos para criar na sua estrutura funcional o cargo de geólogo e a Diretoria de Recursos Minerais. Na área de preservação do meio ambiente, a prefeita em exercício ressaltou que Rio Claro vai plantar 30 mil árvores. No encerramento, destacou a importância da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário dizendo que a pasta foi criada no primeiro mandato do Governo Altimari e que agora está sendo devidamente equipada para que possa desenvolver as ações necessárias para corresponder às expectativas e necessidades da comunidade.

Vice-prefeita e secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, a Sepladema, Olga Salomão tomou posse como prefeita em exercício na última quarta-feira cargo que exercerá por 30 dias.