- Educação, Notícias

Ministro Mercadante defende expansão das Universidades e Institutos Federais durante palestra Aloízio Mercadante, Ministro da Educação, falou sobre as principais metas a serem alcançadas pelo MEC

Compartilhe:

Durante o 57º Congresso Estadual de Municípios, ocorrido em Santos, o vereador Professor Dalberto (PDT) participou de uma palestra realizada pelo Ministro Aloízio Mercadante cujo foco principal foi a Educação. Na pauta estava um tema que muito interessa a cidade de Rio Claro, que é a possibilidade de expansão das Universidades e Institutos Federais.

Mercadante ratificou o seu desejo em aumentar o número de Universidades e Institutos Federais e destacou que o programa, que faz parte da política de expansão do setor educacional, além de formar o aluno, possui um papel importante na transformação social da região atendida. “O Instituto Federal tem múltiplas funções, além do educacional. Muitos desses jovens que estão inseridos no programa não teriam opções de se especializarem e nem perspectivas de conhecimentos avançados se não fossem os Institutos”.

“Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são instituições que permitem ao aluno o acesso a um sistema pedagógico inovador, pois alia a oferta de ensino médio integrado à educação profissional” conclui o Ministro.

O vereador Professor Dalberto destacou a importância de se investir na educação e na qualificação profissional de nossos jovens. “Durante a palestra tivemos acesso aos principais programas do Governo Federal voltado a educação, entre eles, senão o mais importante, os Institutos Federais, já que possibilitam aos nossos jovens ter a oportunidade da formação tecnológica, aliando princípios e valores que permitem alcançar caminhos mais dignos de vida” citou o vereador.

Rio Claro poderá contar com um Instituto Federal de Educação

O compromisso para que Rio Claro passasse a contar com um Instituto Federal de Educação, assumido em fevereiro pelo ministro Aloízio Mercadante, já começou a se concretizar.

O representante do governo federal, Garabed Kenchian, que é coordenador geral de Planejamento da Rede Federal de Educação Profissional, esteve em Rio Claro no mês passado e realizou vistorias nos locais indicados pelo município para implantação do Instituto. De acordo com Kenchian, a cidade poderá receber uma unidade para 600 alunos em cursos técnicos e de nível superior em tecnologia.

Outra opção seria a construção de uma estrutura maior, com o dobro de alunos, que dependerá da área a ser escolhida. Durante a visita, os locais que agradaram o representante do governo federal foram o prédio do antigo campus da Unesp, no bairro Santana, e a Escola Municipal Agrícola, no distrito de Ajapi, que dispõe de ampla área para novas construções. A estimativa é de que sejam investidos, no mínimo, R$ 10 milhões para a implantação do Instituto Federal da Educação em Rio Claro.

Cabe esclarecer, caso a Escola Municipal Agrícola seja escolhida para receber a instalação do Instituto Federal, ela não será desativada.

“Ciência sem Fronteiras”

Outro tema abordado durante a palestra foi o “Ciência sem Fronteiras” que é um programa de pesquisa criado em 2011 pelo governo federal para oferecer aos universitários intercâmbios de iniciação científica e projetos científicos no exterior. Segundo o Ministro, esse programa já ofereceu mais de 40 mil bolsas, próximo da meta estipulada, que é a distribuição de 75 mil bolsas de estudo até 2014.