Vereador de Rio Claro recebeu título de diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo
Um ato de amor e respeito ao próximo. Desta forma o vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Júlio Lopes resume os trabalhos desenvolvidos, na última sexta-feira, dia 22, no Instituto Municipal de Ensino Superior (IMESB) de Bebedouro. A quarta edição da temporada 2013 da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania foi organizada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp, em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
Mais de 700 pessoas que prestigiaram o evento. Entre os participantes estavam o secretário estadual do Emprego e Relações do trabalho, Carlos Ortiz, o presidente das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Marco Aurélio Ubiali, a deputada estadual Célia Leão, o prefeito de Bebedouro Fernando Galvão, e o secretário- adjunto do Estado da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini. Nas palestras, destaque para Flávio Correa de Toledo que representou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). “Essas ações são importantes para que possamos unificar discursos e ações em todo Estado paulista em prol defesa dos direitos das pessoas que possuem mobilidade reduzida”, declarou Júlio Lopes.
Presidente da Uvesp, Sebastião Misiara alertou que os poderes públicos sãos os responsáveis diretos para a preparação de projetos de crescimento e de aprimoramento da qualidade de vida das pessoas com deficiência que vivem nos municípios. “Estamos falando de índices que variam entre 13% e 15% da população de cada cidade”, ressaltou Misiara.
O secretário-adjunto Marco Pellegrini – tetraplégico devido a ação de assaltantes em 1991 – sinalizou que no Estado de São Paulo 9 milhões de pessoas possuem algum tipo de mobilidade reduzida e em seu discurso crítico afirmou: “Não basta às empresas apenas cumprir a legislação preenchendo o quadro funcional com 30% de pessoas que possuem mobilidade reduzida. É preciso também capacitá-las ao trabalho”. O secretário citou ainda o trabalho desenvolvido pelo Padef – Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência. “As pessoas com deficiência física têm direito a vagas no mercado de trabalho. O Padef é um grande aliado nosso”, ressaltou.
Titular da pasta estadual do Trabalho, Carlos Ortiz endossou as palavras de Pellegrini e frisou ser um defensor da luta pela abertura de vagas e capacitação de pessoas com mobilidade reduzida ao mercado profissional. O secretário completou: “Para que o deficiente físico possa chegar ao trabalho é necessário que os gestores públicos tenham atenção especial com as calçadas e transporte coletivo. O direito de ir e vir de todas as pessoas precisa ser garantido”, declarou.
Atleta do time São Paulo, na modalidade atletismo, Odair Ferreira dos Santos – que é deficiente visual – falou sobre as suas conquistas no esporte paraolímpico e também relatou o drama vivido aos nove anos de idade quando foi informado por médico que até os 21 anos não iria mais enxergar. Odair, hoje, reside em Limeira. “O meu sonho é conquistar medalha de ouro nas Paraolimpíadas do Brasil em 2016”, disse.
Na parte final do evento, Sebastião Misiara empossou os novos diretores da Uvesp. Entre eles, o vereador de Rio Claro, Júlio Lopes. “Trata-se de uma justa homenagem ao parlamentar que vem acompanhando as atividades da Uvesp nos últimos quatro anos sempre colaborando muito”, comentou Misiara ao fazer a entrega do título. Marco Pellegrini completou: “Não poderia me calar diante desse momento tão importante. O Júlio Lopes nos ajuda a carregar a bandeira da inclusão social e acessibilidade. Entende a nossa causa”, disse o secretário.
Ao todo, desde a sua criação, já foram realizadas 31ª Caravanas da Inclusão no Estado de São Paulo. A próxima confirmou Sebastião Misiara, vai acontecer no dia 12 de abril em Votuporanga. “A luta não para. Mês a mês estaremos percorrendo o Estado paulista levando mensagens, discutindo projetos e comemorando vitórias”, finalizou Misiara.