O assassinato da professora Simone de Lima, 27 anos, a facadas em Itirapina no início desta semana no interior da Escola Estadual Professor Joaquim de Toledo Camargo coloca na pauta de discussão da Câmara Municipal as condições de segurança dos estabelecimentos de ensino de Rio Claro.
Ao vistoriar o Complexo Educacional, localizado no Jardim Novo, região onde recentemente foram registrados dois homicídios, o vereador João Teixeira Junior, também conhecido como Juninho da Padaria (Democratas) teve uma surpresa a qual avalia como desagradável.
O parlamentar entrou e saiu do Complexo Educacional sem nenhuma dificuldade. “Ninguém estava no portão ao acesso para solicitar que eu me identificasse. Fiquei assustado com o presenciei”, afirma o parlamentar.
Juninho da Padaria comenta que o Complexo Educacional é formado por três escolas municipais – Hélio Jorge dos Santos, Jardim Novo e Sebastião Ambrósio – e uma estadual, a Januário Sylvio Pezzotti. Neste local, alerta o parlamentar, estudam cerca de 1.600 alunos desde a creche até o ensino médio.
A falta de segurança no Complexo Educacional foi alertada ao vereador por pais de alunas que afirmaram terem sido perseguidas por tarado. O caso, na época, foi levado ao conhecimento das polícias Civil e Militar. “Não se pode ter esta quantidade de menores estudando em um local onde o acesso é praticamente livre a qualquer um”, afirma o parlamentar.
O democrata apurou, antes, o Complexo Educacional contava com cinco locais de acesso os quais, hoje em dia, estão resumindo a apenas um. “Se há apenas um acesso ao complexo defendo que seja construída uma guarita, com urgência, e que neste local permaneça vigilante patrimonial ou guarda civil municipal. A quantidade de estudante é elevada e a região registrou crimes recentemente”, explica.
Outro problema levantado por Juninho da Padaria no local é a falta de área coberta para que as crianças que estudam nas escolas municipais possam praticar esporte. “Apenas a escola estadual conta com quadra poliesportiva coberta. Os alunos da rede municipal precisam de local adequado caso contrário permanecerão expostos ao sol”, pontua.
Para o vereador, também se faz necessário providenciar cobertura para que os alunos possam se deslocar no interior do complexo rumo às suas respectivas escolas sem serem prejudicados pelos efeitos do sol forte ou da chuva. “Vamos acompanhar este assunto de perto. Estamos falando de segurança e bem-estar de menores”, conclui o parlamentar.