- Cultura, Notícias

Calendário municipal inclui Dia de Ogum

Compartilhe:

Em noite de participação ecumênica, com a presença de representantes católicos, evangélicos e da religiosidade de matriz africana, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade na quarta-feira (13) a inclusão do Dia de Ogum no calendário do município.
Autor do projeto de lei propondo a iniciativa, o vereador Geraldo Voluntário explicou o significado da data para a cultura brasileira e interior paulista. Segundo ele, as raízes da cultura africana traduzem a integração racial, cultural e artística no País. Geraldo agradeceu pelo apoio recebido das bancadas de vereadores e falou da importância da promoção da paz pelas religiões.
O Dia de Ogum passa a ser comemorado em Rio Claro na terceira semana de maio. O período associa 23 de abril, Dia de São Jorge, sincretizado a Ogum, com o 13 de maio, data da proclamação da Lei Áurea.
A Festa de Ogum de Rio Claro é tradicional no interior paulista e reúne participantes dos estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Conta com participação de representantes da Comunidade Negra de países africanos e mesmo dos Estados Unidos e Eslovênia.
O evento é realizado no município há 28 anos com promoção do templo de umbanda Vovô Serafim e Ogum Três Espadas, no Jardim São Paulo.
Nos cultos afro-brasileiros Ogum corresponde a São Jorge, tema de atual novela da Rede Globo. Conforme a mitologia, Ogum representa o orixá da civilização por ser condutor da humanidade na construção da cultura, com destaque para a Agricultura, Medicina e Tecnologia.v