- Cultura, Notícias

Instrutor de capoeira de Rio Claro participa dos Jogos Europeus e recebe apoio do Legislativo

Compartilhe:

O instrutor de capoeira Agnaldo Lima da Silva, conhecido como Baiano, irá representar Rio Claro nos Jogos Europeus no final deste mês em Munique, na Alemanha. O atleta embarca no dia 19 de março e ressalta estar entusiasmado em poder mostrar seu trabalho e divulgar o nome da cidade de Rio Claro e de seu país.
Além de ser um exímio praticante de capoeira, Baiano também está atento aos benefícios de cunho social que a modalidade pode gerar. Até o ano passado, Baiano utilizava um barracão da prefeitura municipal para dar aulas gratuitas de capoeira, porém esta parceria foi encerrada e hoje, Baiano realiza suas aulas no Centro Social Urbano da zona sul “Mitiko Nevoeiro” com a cobrança de uma pequena taxa mensal dos alunos.
“Atualmente, são aproximadamente 40 alunos entre crianças, jovens e adultos. Além dos benefícios do exercício físico, a capoeira proporciona a estas pessoas um ambiente familiar e social. Porém, por mais irrisório que seja o valor cobrado, existem pessoas que não têm condições financeiras e se afastaram das aulas”, destaca Baiano.
Em virtude esta situação, a vereadora Maria do Carmo Guilherme entrou em contato com o instrutor para colher mais informações sobre o que havia acontecido em relação ao apoio da prefeitura. “Ele me explicou a idoneidade de seu trabalho e me comprometi em verificar junto ao prefeito municipal Du Altimari o que pode ser feito. Acredito que o poder público tem que investir em projetos que realizam atividades sociais e que também de alguma maneira levam o nome da cidade para outros países, como no caso de Baiano que estará na Alemanha como praticante da capoeira”, observa Maria do Carmo Guilherme.
A vereadora ainda informa que já está articulando com o prefeito uma visita as aulas do instrutor Baiano. “Como membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Rio Claro saliento que a prática esportiva e a inserção em ambientes que visam a disciplina, concentração e amadurecimento são maneiras de formação de crianças e jovens”, conclui a vereadora.