Divulgação feita pela Vigilância Sanitária Municipal nesta semana dá novo fôlego ao grupo que trabalha diariamente em prol da reabertura do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia. Na reunião que contou com a presença do vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) e voluntárias do Grupo Mais Vida, o coordenador da Vigilância confirmou que irá conceder licença para a retomada da coleta de sangue nas dependências do hospital.
Atualmente, fato que traz muita angústia para a classe política, voluntárias do Grupo Mais Vida e principalmente administradores da Santa Casa, a coleta de sangue é feita através de um ônibus que permanece – em dias e horas definidos – estacionado no pátio do hospital expondo os doadores aos efeitos do sol e chuva.
A esperada notícia de que a Santa Casa poderá reabrir o seu Banco de Sangue chegou acompanhada de responsabilidades. Entre elas, explicou Agnaldo da Silva, refere-se à reforma necessária no local onde a coleta de sangue será feita. Segundo ele, o fechamento deu-se pelo fato do local apresentar irregularidades estruturais bem como se notou a falta de médico hematologista de plantão no local. As adequações, frisou Agnaldo, precisam seguir critérios estabelecidos pela RDC 50/2012, RDC 57/2012 e Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde. “Elas regulamentam tecnicamente os procedimentos hemoterápicos”, explicou o representante da Vigilância Sanitária.
Em contato com o provedor da Santa Casa local, professor José Carlos Cardoso, o democrata Juninho da Padaria foi informado que no prazo máximo de 30 dias todas as adequações estarão prontas. Vale lembrar que entre reforma e equipamentos, a Santa Casa já investiu quantia significativa.
Outro ponto que fortalece a reabertura do Banco de Sangue na Santa Casa local, citou Agnaldo da Silva, é o acordo firmado entre a administração do hospital e o governo do Estado que no prazo de até três anos um novo prédio estará construído e entregue à comunidade para que a coleta de sangue possa prosseguir sem questionamentos.
“Como parlamentar digo que a notícia divulgada pela Vigilância Sanitária dá novo fôlego a este grupo – do qual pertenço – que luta pela reabertura do Banco de Sangue. Vamos continuar vigilantes no processo, passo a passo, até que a unidade seja reinaugurada e entregue à população. Agradeço o apoio e empenho do deputado Aldo Demarchi que levou o problema ao conhecimento do governador Geraldo Alckmin”, finalizou Juninho da Padaria.