- Educação, Mulher, Notícias

Dia 12 – Terça feira Fonoaudiologia Forense

Compartilhe:

Amanda Oliveira Santos, Cynthia Raya Kristensen, Isabela Ferreira Costa Telles, Juliana Helena Rossini Aily e Maria Inês Rehder

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal – Rua 3, 945 – Centro

Horário: 14:00 h
Mecânica Básica para Mulheres

Local: SEST / SENAT – Rod Washington Luiz – KM 176

Horário: 14:00 h
Palestra: O que é Violência Contra as Mulheres?

Local: EM Marcelo Schmidt – Av 1, 356 -Centro

Horário: 19:00 h
Rio Claro é pioneira em curso de fonoaudiologia Forense

Integrando a programação da Semana da Mulher, palestras sobre fonoaudiologia forense acontecem nesta terça-feira, dia 12, às 14h, na Câmara Municipal de Rio Claro com as profissionais Amanda Oliveira Santos, Cynthia Raya Kristensen, Isabela Ferreira Costa Telles, Juliana Helena Rossini Aily e Maria Inês Rehder.

A Ciência Forense tem sido desenvolvida, pesquisada e praticada em diversos países há décadas, contribuindo com a Justiça na identificação de falantes. No Brasil, embora ainda recente, fonoaudiólogos já compõem o quadro de peritos do Ministério Público.
“O Estado do Rio de Janeiro possui 20 fonoaudiólogos e São Paulo possui somente um fonoaudiólogo que obteve formação em Rio Claro e atua no Ministério Público. Portanto, Rio Claro é pioneira no curso de capacitação de profissionais para trabalharem com fonoaudiologia forense”, destaca a fonoaudióloga Maria Inês Rehder.
As vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli enfatizam que Rio Claro é precursor na formação de fonoaudiólogos forenses e ressaltam que as palestras que serão realizadas na Câmara Municipal serão desenvolvidas por cinco mulheres. “É bom verificar que as mulheres estão ocupando funções em diversos segmentos profissionais”,pontuam
O Fonoaudiólogo, por sua formação em Linguagem, Voz, Audição e Motricidade Orofacial é o profissional indicado para realizar perícias em todas as situações que envolvam a Ciência da Comunicação Humana.
A perícia mais procurada é a de identificação do falante. O Fonoaudiólogo Perito ainda pode contribuir com a justiça realizando textualização e transcrição de áudios, análise de imagens, análise facial, análise do contexto e do discurso.
O Direito reconhece como meios de prova, oral e material, confissões, depoimentos, documentos, indícios, testemunhas e exames periciais. A perícia é considerada a “bússola que norteia o juiz”, já que este, muitas vezes, utiliza os conhecimentos técnicos do especialista para basear seu convencimento e proferir sua sentença. Diversos profissionais atuam nesta tarefa de auxiliar a justiça, como por exemplo, médicos, psicólogos, químicos, dentistas, arquitetos, biólogos entre outros. Cada vez mais os conhecimentos da fonoaudiologia vêm sendo solicitados nos tribunais. Inteirar-se dos aspectos legais envolvidos na prática forense e aprofundar-se nos conhecimentos específicos necessários para atuação nesta área são condições fundamentais para o sucesso do profissional.