- Meio ambiente, Notícias

Câmara Municipal se mobiliza sobre construção de canil e projeto de lei em defesa dos animais

Compartilhe:

Duas atividades relacionadas à defesa e direitos dos animais aconteceram nesta terça-feira, dia 26, em Rio Claro, por meio das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli.
A construção do Canil/Gatil de Rio Claro e a ampliação da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram os temas centrais de reunião entre a vereadora Maria do Carmo Guilherme, Girlei Manoel – chefe de gabinete da vereadora Raquel Picelli, que estava em Brasília em audiência com o Ministro Aloisio Mercadante, a assessora do deputado federal Ricardo Izar Fernanda Beda e o coordenador da CCZ, Josiel Hebling.
Segundo ele, para que a obra possa ser realizada é preciso investimento que gira em torno de R$ 1 milhão. “Defendemos através do projeto – cuja cópia foi encaminhada ao deputado Izar – a construção de 100 vagas individuais no Canil para animais de grande porte (com mais de 20 quilos) e canis coletivos para animais menores e para ser utilizado como gatil”, comentou.
Na avaliação de Fernanda Beda, Rio Claro, o primeiro passo é a criação da Diretoria de Proteção Animal. “Esta diretoria é fundamental para a canalização de recursos. A Zoonoses está ligada à Fundação Municipal de Saúde onde a carência financeira é grande e permanente. Já a Diretoria do Bem-Estar Animal seria vinculada à Secretaria de Meio Ambiente”, citou.
Maria do Carmo ressaltou o trabalho desenvolvido por Raquel Picelli nesta área, resumindo como “um esforço que merece elogio”, e assim como Raquel, defendeu que a criação da nova diretoria seja incluída no projeto da reforma administrativa do Executivo que será enviada para a Câmara Municipal ainda neste ano.
O projeto de construção do novo canil/gatil, em área anexa a Zoonoses, foi entregue para a assessoria de Ricardo Izar. “Acredito que em poucos dias teremos audiência em Brasília no Ministério da Saúde. A partir daí teremos o caminho aberto para conseguir o recurso via emenda parlamentar até que a reforma administrativa”, completou Maria do Carmo.
À noite, na Câmara Municipal, foi realizada outra reunião com integrantes do Fórum da Posse Responsável, criado pela vereadora Raquel Picelli. O vereador Dalberto Christofoletti, que também está atuando nas questões dos animais também participou. A pauta do encontro foi o projeto de lei já elaborado sobre Política de Municipal de Proteção Animal.
Segundo o chefe de gabinete da vereadora Raquel Picelli, Girlei Manoel, o projeto foi fruto destes dois anos de trabalho da vereadora à frente do Fórum e que neste momento o projeto está com a vice-prefeita e secretária da Sepladema Olga Salomão para ela analisar o conteúdo.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme destacou aos participantes que assim que o projeto der entrada na Câmara Municipal que eles acompanhem o andamento das Comissões Permanentes. “Neste projeto também será preciso a realização de audiências públicas; a participação dos integrantes do Fórum da Posse Responsável será essencial para o debate. Percebo que estamos caminhando”, avalia a vereadora.